Relatório Quimica Geral E Analitica
Artigo: Relatório Quimica Geral E Analitica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pablosampaio • 6/11/2013 • 779 Palavras (4 Páginas) • 740 Visualizações
Introdução
A análise volumétrica, também chamada volumetria ou titulometria, é um processo clássico de análise química quantitativa. Na volumetria o que se faz é medir o volume de uma solução conhecida que reage com a amostra em análise. Em seguida, a partir do volume medido, determinam-se as quantidades desconhecidas, por meio de cálculos.
O caminho percorrido normalmente para se fazer uma análise volumétrica é:
1. Pesar cuidadosamente uma amostra do material-problema;
2. Solubilizar a amostra;
3. Adicionar mais água até alcançar um volume bem definido de solução(que será chamado de solução-problema);
4. Em seguida, com auxílio de uma pipeta, retirar uma porção da solução-problema e transferi-la para um erlenmeyer; a porção retirada é chamada de alíquota e a operação em si denominada retirada de alíquota;
5. Para efeituar a titulação* devemos dispor de uma bureta; de início, a bureta deve estar cheia(até o nível zero)com uma solução reagente de concentração conhecida, que será denominada solução titulante. No erlenmeyer que já contém a alíquota da solução problema, colocamos também algumas gotas de um indicador apropriado, que irá indicar o final da reação. Estando todo o conjunto preparado, abriremos a torneira da bureta, deixando a solução titulante gotejar sobre a solução-problema, com agitação permanente do erlenmeyer. No instante em que o incador mudar de cor, fechamos rapidamente a torneira e lemos, na bureta, o volume escodada da solução titulante (chamado de ponto final).
6. A partir do volume escoado da bureta, podemos calcular a quantidade existente na solução-problema.
A volumetria é muito empregada nos laboratórios e nas indústrias químicas. Nas indústrias, ela é aplicada no controle da pureza das matérias-primas e dos produtos fabricados, bem como no monitoramento das operações intermediárias.
• Uma das aplicações práticas mais importantes do procedimento de misturar soluções que reagem quimicamente entre si é a possibilidade de calcularmos a concentração de uma solução A qualquer(solução-problema) por meio da reação de uma reação de um volume conhecido dessa solução A com um volume determinado experimentalmente de solução B, de concentração conhecida.
Esse procedimento experimental é denominado titulação.
Exemplo de titulação:
Objetivo específico :
o Padronizar uma solução alcalina obtendo sua concentração exata.
o -padronizar a solução 0,1M de hidróxido de sódio com bfitalato de potássio, por método titulométrico.
Reagentes e vidrarias:
REAGENTES VIDRARIAS
3 erlenmeyers
-biftalato de sódio 1 espátula
1 bureta de 50mL
1 funil simples pequeno
-hidróxido de sódio 0,1 M 1 suporte universal
1 ou 2 garras
-indicador fenolftaleína 0,1 %
2 béqueres de 100 mL
Balança analítica
Procedimentos experimentais
Experimento 1: Padronização com biftalato de potássio – C8H5KO4 (1 mol = 204,22 g) (bureta de 50 mL) ;
Foi pesado 0,5 g de biftalato de potássio na balança analítica, em seguida o sal foi transferido para o erlenmeyer, onde foi solubilizado com 25 mL de água destilada, a solução foi agitada até a completa dissolução do sal. Em seguida foi adicionado 5 gotas de fenolftaleína , a concentração 0,1%.
Depois acrescentado 50 mL de hidróxido sódio 0,1 M na bureta. Logo em seguida o NaOH foi adicionado ao erlenmeyer que continha biftalato de potássio, sob agitação constante. Até que a solução foi titulada e o experimento foi encerrado.
O procedimento foi realizado em triplicata.
Resultados e discussões
Experimento 1:
Foi realizada a reação entre o biftalato de potássio e o hidróxido de sódio:
NaOH + C8H5KO4 → NaC8H4KO4 + H2O
NaOH
Elemento Massa (g) Quantidade (mol) Total
Na 23 1 40g/mol
O 16 1
H 1 1
C8H5KO4
Elemento Massa(g) Quantidade (mol) Total
C8 12 8 204g/mol
H5 1 5
K 39 1
O4 16 4
Com
...