Relatório Visita técnica
Por: edipo1994 • 6/6/2018 • Relatório de pesquisa • 766 Palavras (4 Páginas) • 330 Visualizações
Instituto Federal de Goiás
Aluno: Édipo de Araújo Moraes
Profª: Miguel Genaro Peralta Sanchez
RELATÓRIO
VISITA TÉCNICA
EMPRESA GOIÁS FILLER
JUNHO
2018
APRESENTAÇÃO
O presente relatório refere-se a visita técnica realizada pelos alunos do Instituto Federal de Goiás – IFG, à empresa Goiásfiller localizada no município de Indiara – GO no dia 24 de maio de 2018 coordenada pelo Profº Miguel Peralta.
SOBRE O CALCÁRIO
O calcário é uma rocha sedimentar constituída por calcite (carbonato de cálcio), incluindo, por vezes, também carbonato de magnésio. Este, pode conter, no entanto, outros minerais de carbonato como é o caso da aragonite e a dolomite, encontrando-se este último mais na pedra calcária dolomítica. Já é utilizado pelo homem há mais de 14 mil anos e até na Bíblia seu uso é citado na fabricação de tinta e reboco. Antes da era cristã, os gregos e romanos já aplicavam margas ao solo, uma mistura de calcário friável e argila, para melhorar a produtividade das culturas.
O calcário entra na composição de centenas de coisas que utilizamos e consumimos em nosso dia a dia, como pasta de dentes, sabonetes, cosméticos, remédios e produtos alimentícios. Algumas variedades são fortes o suficiente para ser usadas em construções. Ele também é fundamental na construção civil, na fabricação de vidro, asfalto, papel, plásticos, açúcar, e na produção de metais, além de ter outras várias aplicações, principalmente na indústria química.
Apesar de feito de rochas puras num processo industrial, o calcário pode conter impurezas e elementos químicos prejudiciais ao solo e às plantas. Alguns corretivos oferecidos no mercado provêm de subprodutos e rejeitos industriais com metais pesados e sódio, que envenenam e salinizam a terra. Esses "corretivos" normalmente saem de indústrias siderúrgicas, químicas e de papeleiras.
Para que o uso de calcário seja ajustado às necessidades de sua lavoura, é fundamental consultar um engenheiro agrônomo que esteja familiarizado com os conceitos modernos sobre corretivos de acidez e sua aplicação.
DESCRIÇÃO DA VISITA
No dia 24 de maio de 2018 (quinta-feira), os alunos do curso de mineração do Instituto Federal de Goiás – IFG, realizaram uma visita técnica coordenada pelo Profº Miguel Peralta, da disciplina Lavra II à empresa Goiásfiller que fica localizada no município de Indiara – GO. Os alunos encontraram-se em frente ao Instituto onde saíram da cidade de Goiânia por volta das 7:30 da manhã. A viagem até Indiara durou aproximadamente 2 hrs, por volta das 9:30 chegamos ao nosso destino. No período da manhã tivemos uma roda de bate papo com o Supervisor de Produção Vlademir, formado em téc. em mineração pelo Instituto Federal de Goiás - IFG, onde ele pode contar a respeito da história da empresa, do processo de beneficiamento do calcário, dos desafios, metas etc.
O grupo Vitti é uma Cooperativa formada por quatro empresas que trabalham no ramo agrícola, industrial e de nutrição animal utilizando como matéria prima o calcário. As jazidas de Indiara são superficiais, encontrando a rocha a partir dos 20-40 m de profundidade. As bancadas têm cerca de 8 a 20 m de altura. Tem capacidade de vida útil de pelo menos mais 200 anos. No período chuvoso a empresa continua produzindo, mas com produção reduzida.
Nos meses seguintes consegue-se uma capacidade de transporte de 7 caminhões por dia de 22 toneladas cada. No ano de 2017 foram produzidas cerca de 414 mil toneladas de calcário. Este ano a expectativa é de um aumento de 20%, podendo chegar à 500 mil toneladas.
...