Relatório de Transmissão
Por: brunogratuito • 27/5/2017 • Relatório de pesquisa • 1.027 Palavras (5 Páginas) • 210 Visualizações
[pic 1]
Relatório Desmontagem do Conjunto Diferencial
São Paulo, Março de 2014.
[pic 2]
Escola SENAI “Conde José Vicente de Azevedo”
Relatório Desmontagem do Conjunto Diferencial
São Paulo, Março de 2014.
Sumário
Objetivo................................................................................................................01
Lista de ferramentas............................................................................................01
Objetivo ...............................................................................................................01
Procedimento.............................................................................................01 e 02
Auto blocante......................................................................................................02
Montagem ..........................................................................................................02
Desmontagem.....................................................................................................02
Verificação de folgas do conjunto diferencial.............................................02 e 03
.Conclusão..........................................................................................................02
Lista de Ferramentas:
Expansor de carcaça
Chave estrela
Travador de terminal de conexão da árvore cardan
Extensão
Soquetes
Compressor de pratos de anti blocante
Tinta em pó
Relógio comparador
E usar EPI’s
Objetivo
O objetivo deste relatório e descrever o procedimento de desmontagem e montagem do conjunto diferencial utilizando as devidas técnicas apropriadas para esse procedimento, com o uso também do manual para a execução dessa atividade. Também neste relatório fala sobre a verificação das folga para ser feitos o devidos ajustes.
Procedimento
Desmontagem
Este trabalho relata o procedimento de desmontagem do conjunto diferencial na aula do professor Mauricio, e este processo foi feito da seguinte forma:
Primeiro foi identificado o modelo do diferencial que era um 44-3, logo em seguida foi retirada a tampa do diferencial, que é fixada por parafusos sextavado, depois foi retirado as semi árvores, depois foi usado o manual para se fazer a retirada do diferencial, o conjunto diferencial recebe certa pré carga imposta pela a carcaça, e para fazer a retirada deve-se expandir a carcaça com uma ferramenta especifica, também se deve observar o valor máximo de expansão que nessa situação era 0,20 mm. Com a ferramenta instalada foi colocado o relógio comparador para fazer a medição dessa expansão, a carcaça foi expandida até 0,20 mm, foi retirado o mancal, depois foi feita a retirada do diferencial com a capa do rolamento. Depois de feito esse processo inicia se o processo de retirada do pinhão, primeiramente foi feita o bloqueio da conexão da árvore cardan com uma ferramenta especial depois foi desparafusado e saiu o pinhão. Depois desse processo feito iniciou a desmontagem do conjunto diferencial, primeiro foi colocado na morsa e marcado para saber a posição que a coroa estava, logo em seguida foi desparafusada a coroa e ela saiu sem muitas dificuldades, depois foi feita a retirada do pino elástico através de um martelo e um contra pino, feito isso a haste do conjunto diferencial foi retirada sem muito esforço, com este processo concluído deve se avaliar o estado das engrenagens ver os desgastes dos dentes.
Montagem
O processo de montagem foi feito da seguinte forma, foi colocado primeiro as engrenagens planetárias, depois foi colocado as satélites, e foi verificado se os furos das satélites batem, depois foi colocada a haste di fixação, e foi rebatido o pino elástico para fazer a fixação da haste, logo em seguida foi instalada a coroa com a marcação na posição certa, depois foi instalado o pinhão com auxilio da ferramenta para travar o terminal de conexão com a árvore cardan, com o pinhão instalado, colocou o expansor de carcaça, no lugar a instalaram o relógio comparado e abriram o expansor até 0,20 mm e colocaram o diferencial e depois colocaram os mancais, em seguida colocaram as semi árvores no lugar e foi feita a conclusão do processo.
Auto blocante
Desmontagem
Primeiro foi retirado a tampa do conjunto diferencial, depois foi desparafusado as semi arvores, e elas foram retiradas e desaclopadas do conjunto, em seguida foi verificado no manual, o limite máximo que a carcaça pode expandir para retirar a pré carga sob as capas, o expansor de carcaça foi colocado, foi instalado o relógio comparador, com o cuidado pra não encostar-se à ferramenta, depois a carcaça foi expandida e foi retirado o conjunto diferencial. Na desmontagem do diferencial foi primeira retirada a coroa com auxilio de uma estrela sextavada, depois o pino elástico foi batido para baixo, depois foi feita a retirada do pino de fixação das planetárias. Feito todo esse processo, foi colocado a ferramenta que comprime os pratos auto blocante para que se consiga gira as planetárias e fazer a retidas delas, depois foi retiradas as satélites. Foram avaliados os estados dos componentes, se á desgastes nas engrenagens.
...