Relatório de estagio
Por: Savruk • 9/12/2015 • Trabalho acadêmico • 752 Palavras (4 Páginas) • 132 Visualizações
INTRODUÇÃO
Para o graduando em Licenciatura em Música, o estágio é de importância relevante no que se refere ao que o curso se propõe: formar professores capacitados, entusiasmados, e com propósito de mudança em mente: formar cidadãos que busquem sentido na vida através da Música. É o campo onde pode-se observar e vivenciar o que aprendemos em sala de aula, de refletir quais práticas iremos escolher futuramente, quais formas de agir dentro de uma sala de aula, seja com crianças, jovens ou adultos, neste caso específico, com crianças. É o momento de conhecer, analisar e experimentar as práticas estudadas e pensadas.
O estágio propicia a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.
Com o estágio, é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades da nossa profissão.
DESENVOLVIMENTO
O estágio teve como orientadora a Professora Tatiane Jardim e foi realizado em uma instituição de Educação Infantil situada dentro do Campus da Universidade Estadual de Londrina.
A instituição conta com uma boa infraestrutura, salas de aula adequadas à faixa etária; uma considerável área verde; parque infantil; local de alimentação; banheiros masculino e feminino.
As salas são organizadas, com bom espaço onde as crianças podem exercer suas atividades num ambiente saudável. As atividades realizadas pelas crianças ficam em exposição, fazendo parte também da organização da sala.
Quando iniciei o estágio ele já estava em andamento, então não tive oportunidade de acompanhar as primeiras aulas ministradas pelos alunos do 4º ano, porém, na primeira aula onde participei, observei que a forma como foi ministrada me trouxe a impressão de certa dificuldade na relação do professor com as crianças.
Mesmo com o planejamento de aula, o aluno que a ministrava precisou recorrer à orientadora para que novas ideias surgissem para prender a atenção das crianças. Depois de algumas brincadeiras e conversas, as crianças começaram a prestar atenção novamente na aula.
Observei que o aluno que ministrava a aula também trazia objetos, como exemplo, a figura de um animalzinho ao qual foi dado um nome e era utilizado em alguns momentos também para chamar a atenção, pois com o andamento da aula, a cada momento as crianças se dispersavam.
Interessante foi a aula onde foram utilizados instrumentos de percussão para que as crianças aprendessem fazer contagem dos tipos de andamento na Música. Nessa aula pude participar e achei a experiência muito boa.
Também foi relevante a experiência em que o aluno que ministrava a aula trouxe canções infantis e as cantava acompanhado por um violão e flauta. Na minha visão, a flauta tem uma peculiaridade muito interessante no que se refere à execução de músicas instrumentais infantis. Seu timbre tem o poder de acalmar, e de certa forma prender a atenção de quem a ouve.
Em outra turma de crianças onde as aulas foram ministradas por outros alunos, notei que a turma era bem mais atenta, participativa e calma. Talvez isso de certa forma tenha colaborado para um andamento melhor das aulas. Também foi utilizada a figura de um animalzinho, este de pelúcia, para criar um roteiro e uma história que pudesse prender a atenção das crianças e fizesse com que as aulas fluíssem bem. Importante salientar que o aprendizado desta segunda turma pareceu-me ser um pouco melhor. Talvez o planejamento e a estratégia usada colaboraram para esse efeito. De qualquer forma, todas as aulas foram bem ministradas, cada uma com seu devido planejamento.
...