Relatório técnico Sobre o vídeo (Carne e osso)
Por: Luís Gonçalves Dias • 21/11/2018 • Trabalho acadêmico • 475 Palavras (2 Páginas) • 448 Visualizações
[pic 1]
CURSO: Técnico em Eletromecânica
GABRIEL REIS DA ROCHA RODRIGUES
Relatório técnico Sobre o vídeo (Carne e osso)
CAMAÇARI-BA
31/102018
GABRIEL REIS DA ROCHA RODRIGUES
Relatório sobre o vídeo (Carne e osso)
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_X8ALDZH_Dk
Trabalho apresentado ao SENAI, para comprovar o auto entendimento no que foi abordado.
Professor(a): Leonardo Santana
Disciplina: Saúde e Segurança do trabalho
Turma: 61411
CAMAÇARI-BA
31/10/2018
Documentário Carne e Osso
Carne e Osso e um documentário que retrata o dia a dia dos trabalhadores de frigoríficos brasileiros. Retrata histórias de pessoas que trabalham em péssimas condições, pessoas que trabalham por necessidade lado a lado com o risco, com a dor, com a falta de sentido e com o descaso de seus empregadores.
Os trabalhadores são explorados ao máximo dentro destas empresas, ficam em uma esteira cortando pedaços de frango, porco ou boi separando a carne dos ossos, sempre exercendo aquele mesmo movimento, várias vezes durante o dia com pouquíssimas pausas para se alongar ou até mesmo ir ao banheiro.
Os trabalhadores dos frigoríficos passam a vida atrás de esteiras, trabalhando sem parar e se adaptando a velocidade e ao ritmo em que as maquinas funcionam. Eles exercem 3 vezes mais movimentos por minuto do que o recomendado (Limite seguro), até para ir ao banheiro e preciso pedir uma autorização ao encarregado, e urinar mais de duas vezes ao dia resultava em séria advertência.
Devido as condições de trabalho, os empregados sofriam com vários problemas de saúde, era comum se ouvir falar do “Doutor Diclofenaco”, uma referência ao médico local que sempre receitava Diclofenaco para os que se queixavam de dor.
E comum desenvolver problemas como tendinite, dores musculares, doenças mentais e depressão nesses ambientes. As chances de acidente de trabalho são mais que triplicadas. E os médicos das empresas, acabam, muitas vezes, sendo negligentes com a gravidade dos problemas relatado pelos funcionários. Deixando a situação chegar ao ponto de ser irreversível. Quando a empresa percebe os problemas de saúde, dá um jeito de mandar o funcionário embora. E o maior problema é que, com os problemas de saúde, outras empresas já não querem mais contratar, fazendo com que a única opção para essas pessoas com pouca instrução seja o trabalho informal.
...