Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica
Por: 1986everson • 23/11/2018 • Trabalho acadêmico • 590 Palavras (3 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO/PRONATEC
PROFUNCIONÁRIO
CURSO: Técnico em Infraestrutura Escolar
DISCIPLINA: Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica
MEMORIAL DESCRITIVO
CURSISTA: Edson Andrade dos Santos
PROFESSOR(A) MEDIADOR(A): Teluira Borges Milhomem de Abreu
Tutora e Coordenadora: Maria Gabriela
Jaru, Outubro de 2018
Memorial Descritivo
No dia 06/10/2018 nós cursistas do Profuncionário de Jauru nos reunimos nas dependências da Escola Municipal Elza Carrijo Pavini para realizarmos a leitura do módulo 4 Relações Interpessoais: Abordagem Psicológica, foi um momento de interação e discussão sobre este módulo que até o momento classifico-o como o mais interessante, pois, faz uma abordagem do desenvolvimento humano, partindo de diferentes teorias com enfoques de pensadores que se dedicaram em estudar o desenvolvimento do ser humano, buscando compreender o comportamento humano.
[pic 3]
A disciplina nos levou a refletir sobre a importância do papel da escola e de todos os atores envolvidos na construção da Cidadania e também na formação do indivíduo.
Ao ler o fascículo logo na página 17, nos fez uma pergunta: O que você acha que é a psicologia? Antes deste estudo, minha concepção era que psicologia era uma área ao qual tratava as pessoas com transtornos mentais. Após a leitura, hoje respondo que psicologia é uma ciência que estuda o desenvolvimento, comportamento humano partindo de diferentes enfoques, pois, os profissionais desta área podem seguir diferentes embasamentos teóricos para desenvolver seu trabalho.
Porém, partindo do preceito que há diferentes escolas psicológicas, podemos dizer que há uma das grandes polêmicas da psicologia, ao tentar defini-la. Isso porque, acabam formulando um conhecimento fragmentado de uma única e mesma totalidade que é o ser humano.
O homem é visto na sua formação puramente biológica ou na sua formação social. As relações de teóricos da psicologia que apresentam fases dos conhecimentos humano é fundamental para a construção desses conhecimentos que se faz necessário em diversas áreas da educação, para capacitar os funcionários na resolução de problemas que surgem no contexto escolar.
O ser humano tem necessidade de ser ouvido, de ser notado. Às vezes estamos tristes e lembramo-nos das regras básicas para sair dessa situação. O ser humano é assim em suas relações, estabelecendo aproximação, troca de valores formando uma equipe que se completa.
Compreendi que é importante é considerar a relação entre a psicologia e a educação como sendo de complementariedade, de construção, para avançar no entendimento desses dois campos do conhecimento, Psicologia e Educação.
As concepções elencadas neste módulo 4 a que mais me identifiquei foi de Vigotski .
...