Relações Interpessoais E O Currículo Na Educação Infanti
Trabalho Universitário: Relações Interpessoais E O Currículo Na Educação Infanti. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gambine • 6/11/2014 • 806 Palavras (4 Páginas) • 1.757 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Campo Liberdade
II UNIDADE – EDUCAÇÃO INFANTIL – CURRÍCULOS
Currículo e atendimento educacional na Educação Infantil
Atividade de Aprofundamento
Disciplina:
Educação Infantil
- Currículo
ProfessoraTutora:
Ana Paula da Costa Mello
Leomira Gambine Carrilho
RGM: 14100894
Curso de graduação:
Pedagogia
27/10/2014
São Paulo
AP II
Elaborar uma produção textual sobre a questão da importância do currículo e das relações interpessoais na infância.
As relações interpessoais e o currículo na Educação Infantil
Ao elaborar o currículo para a Educação Infantil, além de considerar as necessidades da criança, da escola, da sociedade, a Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, o Estatuto da Criança e do Adolescente, devemos considerar a realidade social, econômica e política em que estamos inseridos, pois conforme citado no material teórico, “as crianças vêm de diferentes formações familiares, situações sócio-econômicas, culturas ou regiões” (pg.11).
Sabemos que há vários conceitos e concepções concebidos sobre o currículo, ao longo de sua trajetória, segundo Sacristan, 2000, pg. 15.
Para (Kramer 1991, pg. 14) o “Currículo é uma obra que está a caminho entre o texto puramente teórico e o manual de atividades, configurando-se como instrumento de apoio à organização da ação escolar e, sobretudo à atuação dos professores.” A autora também enfatiza que o currículo é tudo que a escola ou instituição de ensino propõe para o professor e a criança vivenciar. (2001). Para Roldão (1999), o currículo é o corpo de aprendizagens e das práticas dos educadores da educação infantil.
Desta forma, a estrutura curricular deve abranger a formação que inclui especificidades da educação de 0 a 5 anos de idade, como formação social, pessoal, conhecimento de mundo, da natureza, sociedade, saúde, nutrição, proteção, brincar, música, teatro, artes plásticas e o educador deve utilizar todos os espaços físico possível como os diversos tipos de materiais e brinquedos e incluir atividades plásticas, dança, canto, ritmo, jogos, brincadeiras e etc. Elementos estes que ajudam a educação infantil preparar as crianças para o convívio social, ensina noções de valores morais, aprimora suas capacidades motoras e cognitivas, através das atividades apropriadas para cada faixa etária e principalmente das inteirações e brincadeiras.
Portanto o “currículo da Educação Infantil deve ser concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico de modo a promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos (res. CNE/CEB n°5/2009, art. 3).
Na educação infantil acontecem as interações pessoais, interações educadora-criança, interações criança-criança, interações com a família e a escola. Inteirações estas, possibilitadoras de trocas, no momento em que se configuram como situações de aprendizagem e de crescimento, mesmo quando não for de forma harmônica.
Escolano, 2001, pg. 27, diz que os espaços educativos estão dotados de significados e transmitem uma importante quantidade de estímulos, conteúdos e valores do
...