Relações Sindicais E Negociação Trabalhista
Dissertações: Relações Sindicais E Negociação Trabalhista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessa2201 • 21/5/2014 • 633 Palavras (3 Páginas) • 280 Visualizações
• INTRODUÇÃO
A necessidade de negociação esta presente constantemente no ambiente familiar, no trânsito, no trabalho e até mesmo em eventos sociais torna-se cada vez mais necessária. A negociação está presente no dia-a-dia, o que torna o desenvolvimento da capacidade negocial absolutamente essencial para todas as esferas de nossas vidas, principalmente no campo profissional. É lógico que atualmente, as negociações ganharam um espaço bem importante, principalmente nos negócios das empresas, que viram e mechem, estão em algum tipo de processo de negociação, sejam de maneira direta ou indireta.
Assim, todo profissional que se preze deve por obrigação buscar o desenvolvimento desta técnica, não só para se tornar uma pessoa desenvolvida, como também para saber utilizar isto a seu favor e a favor da organização do qual faça parte.
O caminho da negociação na construção de relacionamentos é cada vez mais notório, não se fala mais em analisar propostas, fala-se em negociar isto e aquilo com alguém. A arte de negociar é um caminho que não tem mais volta, ser intransigente não leva ninguém mais a canto nenhum com exceção de para trás.
As esferas das negociações sempre necessariamente estão em mudança. Pressupostos de hoje podem não mais ser válidos amanhã. E também o próprio potencial negociador deve estar sempre em busca incansável de desenvolvimento, para que por conseqüência possam antecipar-se as mudanças, administrando-as favoravelmente.A negociação pode ser vista como uma prática humana entre duas ou mais partes envolvidas que agregada ao mundo empresarial, possibilita dar vantagem competitiva ao negócio. Essa prática é influenciada por três variáveis, são elas: tempo, informação e poder. Aquele que por ventura souber articular-las de maneira saudável terá grande chance de negociar e levar a um resultado ganha-ganha (aquele em que os dois lados saem de maneira positiva, o que pode fazê-los a voltarem a negociar posteriormente). Ganha-ganha, perde-ganha e perde-perde são as possibilidades de resultados de uma negociação.
Um bom negociador deve conhecer suas próprias forças e fraquezas, dominar as informações sobre as oportunidades e ameaças do mercado e especialmente conhecer os preços praticados pelos concorrentes e são os ingredientes essenciais tanto da boa formação de preços quanto da negociação bem-sucedida. E ambas as habilidades são importantes para o sucesso de qualquer projeto ou organização.
• DESENVOLVIMENTO
ETAPA 1 – Conceito e as características da negociação
Nos dias de hoje é praticamente impossível fugir de negociar, uma vez que estamos inseridos em um cenário onde tudo o que fazemos nos leva a escolher entre as opções, desta forma negociamos a todo momento. Porém a negociação dentro de uma empresa deve ser feita de forma preparada e organizada.
Márcio Miranda, presidente da Associação Brasileira de Negociadores, diz que um bom negociador não procura nem evita conflitos e sim os gerencia de forma a trazer benefícios para a negociação, uma vez que a definição de negociar é conciliar interesses diferentes e obter o melhor resultado para ambas as partes e parte do princípio que quem é avesso aos conflitos pode se render mais facilmente para evitá-los e quem
...