Relações étnico-raciais
Monografias: Relações étnico-raciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ZenildaMS • 2/4/2014 • 214 Palavras (1 Páginas) • 390 Visualizações
As características raciais não são ignoradas, mas elas, por si mesmas, não determinam o status nem a posição de classe do indivíduo. Certamente, há em nosso país uma aparente confusão entre a identificação da raça e a sua posição de classe. Quanto às relações étnico-raciais, a discriminação no Brasil é questão de raça ou de posição social?
RESPOSTA: Esta claro que a discriminação no Brasil estar ligada na maioria das vezes à raça e não à classe social.
Apesar dos grupos ético-raciais e o governo, em parte, se empenharem para mudar este quadro, o que mais vemos, a todo o momento, é a desigualdade e a discriminação reinando em todo Brasil.
Observa-se que no Brasil a organização dos grupos ético-raciais se caracterizam de diferentes formas culturais. Entretanto sua trajetória desde outrora até os tempos atuais é marcada por desigualdade e discriminação, impedindo, desta forma o desenvolvimento econômico e gerando as divisões sociais. Assim, pode-se perceber que a raça e etnicidade são quesitos relevantes na fronteira das diferenças, onde, tais precisam ser enfrentados e substituídos por respeito e igualdade.
Por fim, raça e posição social existem devido ao descumprimento dos indivíduos aos princípios básicos da Constituição Federal em seu artigo 5º inciso I, que diz:”Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;”
...