Relevância do planejamento dos processos de Recursos Humanos
Por: JUKO • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.612 Palavras (11 Páginas) • 352 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Sistema de Ensino EAD
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
4º semestre
JULIANA MARIA KAISER
Título do trabalho: Relevância do planejamento dos processos de Recursos Humanos
São Paulo
[pic 3]Outubro - 2014
JULIANA MARIA KAISER
Título do trabalho: Relevância do planejamento dos processos de Recursos Humanos
Trabalho apresentado às disciplinas: Treinamento, Desenvolvimento e Jogos Vivenciais; Saúde Segurança do Trabalho Gerencia Motivação e Liderança, Seminário IV da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.
Professores: Bruno S. Moreno
Fabio H.Ribeiro
Henry T Nonaka
Marilucia Ricieri
São Paulo – SP
Outubro-2014
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO..............................................................................3
2- DESENVOLVIMENTO................................................................................4
3- CONCLUSÃO............................................................................................12
4 – REFERÊNCAIS BIBLIOGRÁFICAS........................................................13
5 – ANEXOS...................................................................................................14
1- INTRODUÇÃO
A proposta do presente trabalho é apontar a importância da implantação do planejamento estratégico de Recursos Humanos, dentro de uma organização onde o gestor da área passa a exercer um papel fundamental, tendo como tarefa elencada as ações de administrar, planejar, recrutar e selecionar toda gestão de pessoas dentro da empresa, através de uma postura ética e diferenciada no cumprimento de suas atividades diárias passando a influenciar positivamente nos resultados, por meio de um excelente trabalho estratégico e atuante, apontando os caminhos eficientes para que a corporação seja competitiva e obtenha sucesso no alcance de seus objetivos.
2 - DESENVOLVIMENTO
Sabemos que a globalização é um fenômeno mundial e irreversível, e que através dela derrubamos fronteiras, nossas ações serão todas norteadas pelos seus reflexos, principalmente pelas suas transformações, econômicas, sociais, culturais e principalmente tecnológicas, e nessa ordem que as organizações aderem a uma nova leitura de gestão cabendo aos profissionais adequar-se as novas tecnologias e tendências de mercado bem como formular novas maneiras de organização do processo de trabalho para potencializar a produtividade, intensificando o trabalho com qualidade, assegurando o processo de acumulação de capital e estabelecer novas relações resultantes dessa transformação.
Seguindo a tangente discutida, as empresas buscam profissionais, que diferenciam-se pela suas atitudes, possuindo alto índice de competência, ou seja oferecendo ao empregador e a organização todas as suas habilidades com profundo conhecimento e capacidade de readaptação, reciclagem constante, preparados para enfrentar desafios diários fazendo parte de toda a estratégia organizacional.
Conforme Elgennemi 2014 pg 5.
O capital intelectual e o conhecimento que os funcionários possuem se tornarão cada vez mais o ativo fundamental para as empresas. Conhecimento é mais relevante do que o poder e mais importante do quem está no comando, ele representa os valores e a alma subjacentes a uma organização.
É de extrema importância o planejamento das ações nas empresas, pois quando existe planejamento as chances de ocorrer erros são mínimos, contudo as bases para a previsão de pessoal nas organizações são : Planos Organizacionais (planos estratégicos, orçamentais de venda e reorganização internos), Fatos Externos (cenários econômicos, e aspectos legais) e Rotação de Pessoal (aposentadorias, pedidos de demissão, promoções e transferências).
Sabemos que Análise e Descrição de Cargos são interligadas dentro das organizações, o que possibilita para o profissional de recursos humanos conhecerem efetivamente os cargos, padronizando a realização das atividades, sendo que na descrição de cargos enfatizamos o conteúdo do cargo: (o que o colaborador faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz), ou seja, apresenta e define e o cargo, enquanto a analise de cargo determina quais os requisitos físicos e mentais que o colaborador deve possuir as incumbências que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito, ou seja, a relevância do conhecimento de ambos possibilita criar diretrizes que aprimoram um processo de Recrutamento e Seleção.
O Recrutamento de pessoal vem se tornando um método muito utilizado nas empresas para iniciar o processo de contratação de colaboradores para diversas áreas e funções. É um conjunto de técnicas e processos que tem por objetivo atrair candidatos interessados, potencialmente qualificados e capazes de assumirem cargos dentro de uma determinada organização. Através dele, a empresa divulga e oferece ao mercado de recursos humanos as oportunidades de emprego que pretende preencher. Esse recrutamento se inicia quando há a necessidade de preenchimento no quadro de vagas dentro do efetivo na empresa, ou seja, o setor responsável recebe a solicitação de pessoal, geralmente com o perfil do candidato constando as seguintes exigências:
- Cargo a ser ocupado;
- Experiência exigida / qualificações;
- Setor / horário;
- Características pessoais, escolaridade;
- Data desejada para realizar a admissão;
- Motivo da solicitação / assinatura do requisitante;
Esse recrutamento pode ocorrer de duas maneiras:
1 - Recrutamento Interno: Este tipo de recrutamento consiste na divulgação de vagas e busca de mão-de-obra dentro da própria empresa, considerando apenas os funcionários que nela trabalham e que podem vir a ser consagrados em outras vagas (novas ou antigas). Esta divulgação pode ser feita através de cartazes em locais de grande circulação de funcionários como copa, refeitório, corredores, e através de e-mails, e uma das vantagens utilizarem este método é o baixo custo, uma vez que não se faz necessária a contratação de uma empresa especializada para realizar o processo de divulgação e contratação de pessoal. Outra grande vantagem é a valorização dos colaboradores da empresa, criando clima sadio de progresso profissional uma vez que estes se sentem privilegiado por ser a primeira opção de contratação da empresa, e pelo fato de, muitas vezes, esta contratação ser configurado como uma promoção para o funcionário que troca de setor e atividade profissional. Porém através desse tipo de recrutamento é relevante esclarecer que a empresa pode lavar desvantagens, tais como: a acomodação, gerando falta de ideias novas que possam vir a contribuir para organização, baixo nível de captação de talentos para a mesma.
...