Remuneração Funcional
Artigo: Remuneração Funcional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinesc3232 • 22/6/2014 • 227 Palavras (1 Páginas) • 305 Visualizações
REMUNERAÇÃO FUNCIONAL
INTRODUÇÃO
Vivemos em um ambiente com transformações constantes: a humanidade sofre diariamente mudanças nos aspectos legais, econômicos, sociais e organizacionais e a economia global muda, as pessoas mudam, as empresas também mudam.
Então, por que não mudar o sistema de remuneração? Por que não adotar um sistema de remuneração estratégica, baseada em diversos itens que sejam interessantes para os empregados? Um sistema de remuneração que ofereça valor agregado para os empregados, compreendida por variáveis, ações da empresa, planos de aposentadoria e alternativas criativas. Uma remuneração que considere a habilidade, competência e o desempenho dos profissionais. Ninguém trabalha de graça. Como parceiro da organização, cada funcionário está interessado em investir com trabalho, dedicação e esforço pessoal, com os seus conhecimentos e habilidades, desde que receba uma retribuição adequada (CHIAVENATO, 1999).
Conhecido popularmente como PCS (Plano de Cargos e Salários), a Remuneração Funcional é um dos sistemas de remuneração mais tradicionais existente e também o mais usual nas empresas em geral, representando ainda hoje a âncora, ou seja, a maior parcela de mix total de remuneração.O PCS é interessante para aquelas empresas que sofreram uma rápida expansão ou grandes transformações em um curto espaço de tempo, pois é freqüente que essas organizações fiquem consideravelmente “bagunçadas”. A remuneração funcional é implantada em conjunto com um sistema de cargos e salários para a adoção de conceitos que ajudarão a promover o equilíbrio interno.
...