Resenha A MURALHA
Pesquisas Acadêmicas: Resenha A MURALHA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taty2908 • 25/5/2014 • 339 Palavras (2 Páginas) • 2.166 Visualizações
Resenha: A Muralha
A Muralha, de Maria Adelaide Amaral, e no romance homônimo de Dinah Silveira de Queiroz, em que se baseou a versão televisiva, para então compará-las com interpretações e estudos recentes sobre o tema, feitos por cientistas sociais. A Muralha, que foi ao ar em 2000, se insere em um conjunto de minisséries produzidas pela Rede Globo de 1982 a 2003, cujo objetivo é abordar a identidade brasileira a partir da literatura nacional e da história do Brasil.
A Muralha foi produzida para integrar o conjunto de eventos comemorativos da Rede Globo.
A Muralha aborda as aventuras dos bandeirantes – nome dado aos paulistas que desbravaram o interior do país no início do século XVII, aproximadamente cem anos depois da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. A imensa cadeia de montanhas que formam a Serra do Mar, em São Vicente, SP, era chamada de Muralha e servia como obstáculo às incursões dos bandeirantes em suas buscas por novas terras e riquezas.
Esta foi a mais bela minissérie que já vi na vida. Ao menos até agora. Mas como paulista é suspeita para falar. Acrescento apenas que só a abertura já me deixou de boca aberta. Para quem não conhece a minissérie é mais uma produção da Rede Globo, escrita por Maria Adelaide Amaral, João Emanuel Carneiro e Vincent Villari. A direção é de Denise Saraceni, baseado em um romance com o mesmo nome, de Dinah Silveira de Queiróz. Foi exibida no ano 2000 em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
A história gira em torno da vida de três mulheres que no século XVII chegam a São Paulo, tendo como desafio inicial atravessar a Muralha. A Muralha do título é a Serra do Mar, que separa o litoral paulista da atual cidade de São Paulo.
O São Paulo do século XVII vivia das atividades desenvolvidas pelos bandeirantes, o apresamento de índios e a busca por riquezas minerais. Havia uma intensa disputa por territórios e riquezas, entre os locais e os forasteiros recém-chegados de Portugal e outras partes do mundo.
...