Resenha Critica
Dissertações: Resenha Critica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: larissalauana • 5/2/2014 • 340 Palavras (2 Páginas) • 314 Visualizações
Resenha Crítica
Avaliação do ensino de relacionamento enfermeira-paciente
FACULDADES INTEGRADAS DO EXTREMO SUL DA BAHIA
Adrieli de Souza Paula
Léia Pedro dos Santos
A comunicação é o melhor método para que se desenvolva um bom relacionamento entre o profissional de enfermagem e o paciente. O presente artigo propôs avaliar a eficácia desse método através da percepção de algumas alunas e egressas do curso de enfermagem de uma Faculdade em São Paulo.
Através da aplicação de um questionário composto por nove questões foi possível constatar que as participantes souberam diferenciar sabiamente comunicação terapêutica que é uma forma de comunicação de ajuda que utiliza técnicas, do relacionamento terapêutico que é delimitado como um relacionamento com objetivo de ajudar o paciente.
A respeito da utilização das técnicas todas as participantes disseram usá-las diariamente para manter contato com o paciente, dentre elas as mais citadas foram: saber ouvir, utilização de perguntas, verbalizar interesse e aceitação, oferecimento de apoio e estabelecimento de limites.
Segundo as alunas as situações em que elas mais utilizam as técnicas é na assistência ao paciente e quando o mesmo se mostra ansioso
Na prática dos conhecimentos teóricos surgiram algumas dificuldades como a falta de domínio do processo de comunicação, estabelecer limites para o paciente, ansiedade da aluna e oferecimento de apoio. Essas dificuldades se dão pela falta de sistematização, experiência por parte das alunas, falta de privacidade para a troca de informações com o paciente e a resistência por parte dos pacientes em interagir.
Os locais para que se desenvolva um relacionamento interpessoal com o paciente são diversos, mas o isolamento, psiquiatria e em enfermaria médico-cirúrgica foi possível um melhor contato devido ao maior tempo de permanência dos pacientes.
Além de um bom local é preciso que o profissional de enfermagem tenha confiança no que está fazendo, pois, os sentimentos como ansiedade, insegurança e medo podem interferir na comunicação com o paciente.
Por fim conclui-se que o conteúdo das disciplinas que abordam a comunicação e o relacionamento terapêutico é de grande importância para a formação do profissional de enfermagem. Visto ainda a necessidade de implementação das atividades práticas para desenvolverem a comunicação.
...