TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Artigo: Resenha Critica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  1.860 Palavras (8 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 8

RESENHA CRÍTICA

BARRETO, Valdineide Baraúna Resende Sá. Fundamentos da Administração – Parte1 e Parte 2; Conceituação de Gestão Social I; Gestão de Recursos Humanos e Gestão Participativa; Terceiro Setor; Responsabilidade Social; Planejamento Estratégico; Elaboração, Coordenação, Execução e Avaliação de Projetos Sociais. Salvador, 2013.

Valdineide Baraúna Resende Sá Barreto, Coordenadora do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Salvador – EAD UNIFACS – Laureate International Universities.

INTRODUÇÃO

Partindo da analise de estudo, veremos que os conhecimentos administrativos são cotidianos, já que o profissional do Serviço Social possuem competências especificas da gestão social. A sociedade contemporânea estar centrada na produção e desenvolvimento da informação. Iniciou-se um processo de transformação, atentando-se para relevância da gestão participativa, do planejamento estratégico e o processo de elaborar programas e projetos com responsabilidade social junto ao Terceiro Setor.

RESUMO DOS CONCEITOS ESTUDADOS NA DISCIPLINA DE GESTÃO SOCIAL

Na aula 1, os engenheiros Frederick Winslow Taylor (1970) e Henry Fayol (1950) desenvolveram duas teorias distintas, que se complementam sendo bases para Abordagem Clássica ou Tradicional de Administração. Que se desenvolveram de duas teorias, consequentes da Revolução Industrial.

A escola de administração cientifica gerenciada por Taylor, deu ênfase ao aperfeiçoamento do nível operacional (à tarefa) e esse modelo designou de ORT (Organização Racional de Trabalho). Atualmente, apesar da jornada extensiva de trabalho, os operadores se submetem a exploração do capital, muitas vezes essa é a oportunidade que se apresenta pelos elevados índices de desemprego, baixa capacitação técnica, pouca experiência, baixo nível de escolaridade.

A teoria tradicional da administração de Fayol deu ênfase ao aperfeiçoamento do nível institucional (a formação dos dirigentes), definindo as cinco funções básicas da administração (Técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa) e os princípios gerais do ato de administrar.

Na aula 2, para a autora, na sociedade contemporânea, observamos a presença de instituições denominadas organizações (lucrativas ou não lucrativas), formadas por recursos humanos, matérias, físicos, financeiros, mercadológicos, etc. que visam a produção de um bem ou de um serviço, devem alcançar suas metas definidas, com eficiência e eficácia. Para que o alcance do proposito declarado da organização se efetive na pratica, é necessário que durante o planejamento seja assegurado um processo cíclico de acompanhamento da administração, a partir da seguinte ordem: planejamento, organização, direção e controle.

A gestão esta vinculada a administração organizacional, enquanto que a operacionalização da mesma ao gerenciamento. No campo da administração da informação, o processo gerencial se efetiva a partir da analise do que, quando, como e por quem estão sendo realizada a sistematização de dados relevantes. Dos processos gerenciais existem questionamentos que podem ser feitos e respondem a estas perguntas, indagações contribuem no gerenciamento das informações organizacionais.

Na aula 3, podemos assim determinar qual tipo de modelo de gestão a ser adotado pela organização.

O Modelo de gestão autocrático a atuação na instituição está centrada na figura do líder, não no desenvolvimento da organização ou crescimento dos trabalhadores. Nesse modelo de gestão, a ação dos profissionais geralmente só se desenvolve com a presença física do líder, e na ausência deste, as atividades param e o grupo exprime seus sentimentos reprimidos, chegando a algumas situações de indisciplina e agressividade. Modelo de gestão liberal (laissez-faire), a atuação organizacional está centrada nos trabalhadores, todas as decisões ficam totalmente a cargo do grupo: a divisão das tarefas ou a escolha dos companheiros para execução. Esse modelo de gestão, segundo pesquisas demonstra que a produção se torna medíocre, há um forte individualismo agressivo e pouco respeito pelo líder. Modelo de gestão democrático centra a atuação organizacional no desenvolvimento da gestão na sua completude. Há uma preocupação com todos os envolvidos (efetivação do processo e recursos humanos) as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo, sendo estimuladas e assistidas pelo líder. Há uma fluidez no processo de comunicação organizacional e um sentimento de responsabilidade e comprometimento de todos com o processo. A liderança democrática, por sua vez, não garante quantidade, mas a qualidade dos serviços fornecidos. A autora destaca referenciando em Fischer (2002), que a gestão é um ato relacional que se estabelece entre pessoas, em espaços e tempos relativamente delimitados, objetivando realizações e expressando interesses de indivíduos, grupos e coletividade. Dentre outros.

A gestão se define por está centrada no ato de gerir uma organização vinculada a dimensão estratégica, a gestão social se pauta numa perspectiva de gerenciamento politico e social a necessidade de uma gestão especifica das politicas sociais decorre das refrações da questão social, as necessidades humanas a serem supridas determina o modelo de gestão, implicando na elaboração de politicas sociais, planos, programas e projetos sociais. A autora também destaca referenciando em Tenório (1998), que no que se refere gestão social, ele demonstra que a gestão social deve extrapolar os conceitos positivistas de gestão, pois devem conduzir as pessoas para a autoemancipação e exercício da cidadania a partir da relação dialógica com o capitalismo e com o Estado, proporcionando a satisfação social e concretização das potencialidades.

Distinguimos assim a diferença sobre politica social referindo-se a modalidade de intervenção do Estado no âmbito de atendimento das necessidades básicas dos cidadãos e que está se operacionaliza a partir da implementação de planos, programas e projetos. Sobre programas à um conjunto de projetos. São propostas que envolvem a execução de ações a longo prazo não se restringindo a tempo e espaço determinado. Um programa pode ser implantado em diversos lugares ao mesmo tempo. Exemplo o Bolsa Família. E projeto como mais operacional do programa e consequentemente da politica. O projeto envolve ações concretas a serem desenvolvidas em tempo e espaço determinado com uso de recursos pré-determinado.

Os projetos sociais se referem a um conjunto integrado de atividades que tem como objetivo transformar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com