TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Monografias: Resenha Critica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

RESENHA CRÍTICA

1. Referências Bibliográficas

MACIEL, Dayanna dos Santos Costa; FREITAS, Lúcia Santana de. Análise do Processo Produtivo de uma Empresa do Segmento de Cerâmica Vermelha à Luz da Produção mais Limpa. Revista Produção Online, Florianópolis, SC, v.13, n.4, p.1355-1380, out/dez. 2013. Acesso em 01 de Abril de 2014.

2. Credenciais do autor.

MACIEL, Dayanna dos Santos Costa - Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Mestre em Recursos Naturais, pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da UFCG, com ênfase na linha de pesquisa Sustentabilidade e Competitividade. Atua como pesquisadora do Grupo de Estratégia Empresarial e Meio Ambiente -GEEMA (cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do Cnpq) na linha de pesquisa Estratégia Ambiental e Competitividade com ênfase em Modelos e Ferramentas de Gestão Ambiental com foco nos seguintes temas: administração geral e gestão ambiental.

FREITAS, Lúcia Santana de - Graduada em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1987) e doutora em Administração pela Universidade de Valladolid (2001). Atualmente é professora Associado I da Universidade Federal de Campina Grande. Atua nas áreas de ensino, pesquisa. Na área de ensino leciona as disciplinas Teoria das Organizações e Estratégia Empresarial na graduação, na pós-graduação, é professora colaboradora do Mestrado em Recursos Naturais, leciona a disciplina Modelos e Ferramentas de Gestão ambiental. Na área de pesquisa atua como líder do Grupo de Estudos em Estratégia e Meio Ambiente (GEEMA) e como pesquisadora no grupo de estudos Gestão, Inovação e Tecnologia /(GEGIT), nas linhas de pesquisa sobre estratégia empresarial e Modelos e Ferramentas de Gestão Ambiental. Na área administrativa já atuou Coordenadora de Pós-Graduação da Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade da UFCG e do curso de Especialização em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas.

3. Conhecimento.

A pesquisa de processo produtivo da Empresa de Cerâmica Vermelha através de um estudo de caso e tem a finalidade de tornar o processo mais limpo, diminuindo os impactos ambientais, e assim, aumentando a eficiência na utilização de matérias-primas.

Com o objetivo de tornar a utilização dos recursos naturais da melhor forma, visando a redução de gastos e degradação do meio ambiente, como também, seguir a leis impostas tanto para o meio ambiente quanto para a qualidade final do produto, o estudo de caso para tornar a Produção mais Limpa (P+L), conta com a aplicação de um plano estratégico e contínuo para tornar a eficiência máxima no uso dos recursos que são utilizados. Sendo assim, sua aplicação é aumentar a eficiência na utilização de matérias primas, redução e reciclagem e fontes geradoras.

A empresa apresenta grande dificuldade na obtenção de dados estatísticos e indicadores de desempenho, causando, assim, uma deficiência para acompanhar o seu crescimento e melhorar sua competitividade. Além de tudo, a empresa apresenta uma série de problemas ambientais como o da qualidade final do produto.

Os problemas ambientais estão relacionados a extração e consumo de matérias-primas, como: água, argila e lenha e emissão de gases. Pode ser citado a argila por exemplo. Quando extraída de um solo sem estudo, há uma perda de argila por ser extraída juntamente com outros particulados, como a areia e pedras de diferentes granulometria.

Já na qualidade a empresa apresenta dificuldade decorrente da falta de conhecimento de técnicas sobre a qualidade dos mesmos, dificultando a obtenção de assistência técnica qualificada e falta de gerenciamento adequado da produção.

Nesse estudo, pode-se observar que a maior geração de resíduos não recicláveis, vêm da etapa de queima, extração estocagem e expedição. Dentre esses fatores, podemos citar os que mais poluem na produção da Cerâmica Alfa: A degradação do solo na extração, desperdício na utilização de recursos naturais, como energia, água e argila, poluição por emissão de CO2, por cinzas e poeiras. E também a saúde do trabalhador que é exposto ao sol, calor, vibrações e ruídos.

Destacando esses problemas na produção de Cerâmica, e visando a produção mais limpa, é necessário que a empresa incorpore formas mais sustentáveis, assim como: aplicação de matérias-primas na forma bruta, estudo e analise do solo antes da extração da argila para evitar o desperdício, a disponibilização de EPI’s para os trabalhadores, como filtros nas máscaras e protetores auriculares para evitar a exposição aos ruídos. É necessário também a otimização da mão-de-obra para nos processos de estocagem e secagem para evitar a quebra da cerâmica, e a implantação da arborização para a captação de CO2 na própria indústria. E acondicionamento correto dos produtos na estocagem e expedição. Tudo isso, é voltado para a preservação do meio ambiente, economia na empresa e bem estar social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com