Resenha Critica, NR10015
Ensaios: Resenha Critica, NR10015. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Naykaa • 30/9/2013 • 343 Palavras (2 Páginas) • 748 Visualizações
NBR ISSO 10015
Gestão da Qualidade - Diretrizes para Treinamento - Papéis e responsabilidades na gestão da educação corporativa
Ambos falam de qualidade e melhoria, eficácia no treinamento e desenvolvimento do trabalho. Em diretrizes para treinamento a proposta é orientar como devem ser feitos o planejamento, a execução, a monitoria e mensuração dos resultados dos treinamentos – ações que, de uma forma ou de outra, acabam contribuindo para a qualidade geral dos processos empresariais. Gestão da qualidade é tudo aquilo que envolve resultados e comportamento adequado de funcionários, fornecedores, clientes e afins. A norma NBR ISO 10015 – Diretrizes para treinamento enfatiza a contribuição do treinamento para a melhoria contínua e tem como objetivo ajudar as organizações a tornarem seus programas de treinamento um investimento com retorno garantido. A norma diz que “É conveniente que a organização defina a competência necessária a cada atividade que afeta a qualidade dos produtos e serviços, avalie a competência do pessoal para realizar a atividade e elabore planos para eliminar quaisquer lacunas de competências que possam existir.”
Já o objetivo da educação corporativa é destacar a importância da responsabilidade e pode ser definida como uma prática de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização.
Educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos. Educação Corporativa
Muitas organizações estão caminhando gradativamente do Treinamento e Desenvolvimento para educação corporativa em uma migração. A diferença está em que o Treinamento e Desenvolvimento, por sua própria natureza e configuração, é quase sempre local, tópico, reativo e agregador. A educação corporativa apresenta a vantagem de ser holística, sistêmica, proativa e sinérgica. Muitas vezes, ela é feita através do conceito de universidade corporativa. Esta representa mais um processo, uma mentalidade, um estado de espírito generalizado do que propriamente um local físico ou uma entidade concreta.
...