Resenha Crítica
Trabalho Universitário: Resenha Crítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabepinto • 20/11/2013 • 426 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
Resenha crítica do filme: Narradores de Javé
O filme retrata a história de uma cidade localizada no recôncavo baiano, chamada Javé. Nesta cidade ira ser construída uma hidrelétrica que fará com que a mesma seja destruída, o que criara um grande conflito na cidade. Ao descobrirem que para evitar esse acontecimento só seria possível se a cidade carregasse nela algum fato histórico, os moradores resolvem elaborar um “documento científico” recolhendo informações de vários moradores do vilarejo. O antigo carteiro e única pessoa que sabia escrever na cidade ficou responsável em escrever o documento. Contudo, com toda a confusão e misturas de histórias o documento acabou não sendo escrito e como era-se de esperar, a cidade foi inundada pelas águas.
Uma realidade brasileira, a construção de hidrelétricas abre campo para reflexões uma vez que pessoas pobres como os moradores de Javé são afetadas por elas e o meio ambiente também.
A hidrelétrica é a principal fonte de energia do Brasil, contudo gera discussões quando se trata da degradação do meio ambiente. Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não poluente, a construção da mesma tem gerado impactos no meio ambiente, alterando os mesmos, inclusive causando efeitos negativos na fauna e flora. O modo de viver de várias pessoas também são afetados, pois muitas são obrigadas a abandonar seu lar e procurar uma nova forma para viver.
O Nordeste é uma região muito quente devido a incidência de luz que atinge o local. É uma região seca e com chuvas irregulares no ano, muitas vezes estas nem ocorrem o que provoca a seca. A energia solar é propícia para locais como o sul da Bahia, onde se localizava o vilarejo de Javé. Uma cidade localizada longe dos grandes centros e sem energia elétrica alguma, apesar da pequena população que tinha, poderia-se ter um investimento no uso de placas solares, já que a região possui uma grande incidência de raios solares. Sem contar que as placas precisam de manutenção mínima, o que seria de grande interesse dos investidores já que na cidade não havia nenhum técnico capacitado para essa atividade e o custo destas placas vem diminuindo com o passar dos anos.
Contudo, mesmo sendo uma fonte de energia alternativa pouco empregada no Brasil, a energia solar é necessária e adaptável em lugares como o Vilarejo de Javé. É necessário pensar-se na economia que terá no uso desta fonte de energia e aproveitar o grande potencial de raios solares que tem-se no Brasil, pois daqui a alguns anos fontes de energia como essa terá que ser vista com outros olhos.
...