Resenha Crítica
Dissertações: Resenha Crítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Shylla • 24/8/2014 • 866 Palavras (4 Páginas) • 1.306 Visualizações
Resenha 1
LÜCK, Heloísa. Gestão educacional: uma questão paradigmática Heloísa Lück é doutora em Educação pela Columbia University, em Nova York, com pós-doutorado em pesquisa e ensino superior pela George Washington University, em Washington D.C. é diretora educacional do Cedhab- Centro do Desenvolvimento Humano Aplicado, atuando como consultora, conferencista e docente em cursos de capacitação de profissionais da educação para sistemas estaduais e municipais de ensino. É autora, pela Editora Vozes, tendo vários trabalhos publicados.
O livro Gestão Educacional: Uma questão paradigmática é composto por uma apresentação e introdução, quatro capítulos, todos da responsabilidade da autora o que nos mostra sua experiência e competência na formação de gestores.
Na apresentação a autora Heloisa Lück ressalta a necessidade dos profissionais que atuam no âmbito dos sistemas de ensino que estudem e discutam sobre administração e gestão educacional, pois estarão contribuindo para formar uma grande rede com as escolas promovendo grandes avanços na educação. E na introdução a autora fala sobre a gestão educacional direcionando para o entendimento da qualidade de ensino e procura descrever a diferença entre administração educacional e gestão educacional, essas diferenças são propostas de modo a evidenciar o âmbito da administração e limites de sua concepção, e a necessidade de superação desses limites, por um conceito mais abrangente, capaz de olhar e orientar a dinâmica dos processos sociais que constituem os processos em educação.
O primeiro capítulo trata da evolução da gestão educacional que ganha evidencia na literatura sendo reconhecido como base fundamental para organização das unidades e mobilização dos profissionais para melhoria da qualidade de ensino, o que estabeleceu uma mudança do enfoque de administração para o de gestão. Consequentemente, o estudo e a reflexão sobre a representação paradigmática da gestão educacional constituem-se em condição para que gestores educacionais preparem-se para o exercício efetivo de seu papel e, durante esse exercício, aproveitem a experiência para construir conhecimentos sobre sua prática, tanto melhorando as bases do próprio exercício, como contribuindo para a melhoria do trabalho dos demais. A gestão educacional não elimina a administração educacional apenas supera oferecendo processos mais significativos e de caráter transformador, pois a administração é vista de forma fragmentada distanciada e muito tradicional, onde o participante só obedece às regras estabelecidas.
O segundo capitulo aborda a construção da concepção de gestão, onde a autora enumera alguns aspectos, primeiro a passagem da óptica fragmentada para a óptica organizada pela visão de conjunto e que essa fragmentação tem produzido a geração de unidades de ação artificialmente independentes e autônomas que atuam isoladamente, sem consideração ao todo de que fazem parte. E a segunda trata-se da superação da limitação de responsabilidades passa a fazer parte da organização e do sistema de ensino que à medida que vigora na escola o entendimento de que ela é uma criação definida, pronta e acabada de um sistema maior, que determina seu funcionamento, e sobre o qual seus membros não têm nenhum poder de influencia, ou o tem muito pouco; o terceiro passa da centralização da autoridade para a sua descentralização onde a construção de mecanismos externos de controle da gestão. A autora coloca
...