Resenha- Filme Spotlight - Segredos Revelados
Por: Efraim Igor • 28/6/2016 • Resenha • 347 Palavras (2 Páginas) • 751 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
EFRAIM IGOR SANTANA ROCHA
INTRODUÇÃO AO JORNALISMO
PROFº ADRIANA DIAS
RESENHA: SPOTLIGHT- SEGREDOS REVELADOS
O filme Spotlight- Segredos Revelados do diretor Thomas MacCarthy traz a grande história dos jornalistas do Boston Globe que investiga casos de crimes de pedofilia da Igreja Católica. Todos acobertados pela diocese.
Os jornalistas corajosamente vão contra o catolicismo e a pressão dos governantes locais e divulgam uma extensa lista de padres que cometeram esse horrivel crime. No final do longa é exibida uma extensa lista de locais pelo mundo que já sofreram com esse terror.
Um desses é a do padre José Afonso Dé, 82, de Franca, interior de SP, acusado de abuso sexual por quatro adolescentes em 2010. Condenado a mais de 60 anos de prisão no ano seguinte, jamais foi preso. A defesa recorreu ao TJ (Tribunal de Justiça), que concedeu liminar para que ele fique em liberdade até o julgamento, sem data marcada. O caso corre em segredo de Justiça.
Ele ainda recebe visitas de fiéis e faz evangelização de casais, mesmo estando oficialmente afastado das funções. O caso fez o então bispo de Franca, dom Pedro Luiz Stringhini, pedir perdão em nome da diocese.
Esse caso se assemelha a os de Spotlight. Padres confessos e condenados são logo afastados de sua função pela sua diocese. Tudo isso é claro para tentar encobrir o fato até as pessoas esquecerem o escandalo. Outra coincidencia seria os padres voltando as suas funções em outros lugares, com a simples defesa de ter "pedido perdão em nome da diocese".
CasoS como esse são o que dão "gás" (pelo menos para mim) de ser jornalista. São investigações que realmente podem fazer a diferença na sua comunidade e até em todo mundo. A Spotlight nos deu o exemplo da força da comunicação, em especial a força do jornalismo. Ele é capaz de bater de frente com qualquer instituição, até mesmo uma das mais poderosas ( A Igreja Católica). Como diria o falecido jornalista George Orwell: "Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade."
...