Resenha: Hotelaria E Hospitalidade
Trabalho Escolar: Resenha: Hotelaria E Hospitalidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: celiatorres • 7/5/2014 • 2.487 Palavras (10 Páginas) • 2.390 Visualizações
RESENHA DO ARTIGO: HOTELARIA E HOSPITALIDADE.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Hotelaria e Hospitalidade /Elizabeth Victória
Popp...[et al.]; coordenação Regina Araujo de Almeida...[et al].—ed ver ampl.—São Paulo: IPSIS, 2007.
Outros autores: Vanessa Cerqueira Silva, Jane Aparecida Marques, Rosana Cardone, Rosana Fernandes.Outros cordenadores Luis Gonzaga Godoi Trigo, Edson Leite, Maria Ataíde Malcher
1. Hospitalidade 2. Hotelaria 3. Estudo e ensino
I.Popp. Elizabeth Victória. II. Silva Vanessa Cerqueira. III. Marques, Jane Aparecida. IV. Cardone, Rosana. V. Fernandes, Rosana. VI. Almeida, Regina Araujo de VII. Trigo, Luis Gonzaga Godoi. VIII. Leite, Edson. IX. Malcher, Maria Ataíde.
RESUMO
O primeiro módulo, no mostra que o hotel teve sua origem em paralelo ao desenvolvimento do comércio entre as cidades. As rotas comerciais na Ásia, Europa e África, na Antigüidade, originaram núcleos urbanos e o conseqüente surgimento de hospedarias para servir os viajantes que por ali passavam. Na Idade Média, mosteiros também serviram como hospedagem para os viajantes. Hospedar, naquela época, era uma virtude espiritual e moral.
No Brasil, a atividade hoteleira começou no período colonial, os viajantes hospedando-se nos casarões das cidades, nos conventos, nas grandes fazendas e, principalmente, nos ranchos à beira da estrada. A chegada da corte real portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808 e, posteriormente, a abertura dos portos levaram a um aumento do fluxo de pessoas, fazendo com que casas de pensão, hospedarias e tavernas abrissem suas portas aos viajantes.
Segundo CASTELLI (1992), “o hotel é um estabelecimento comercial de hospedagem, que oferece aposentos mobiliados, com banheiro privativo, para ocupação iminente ou temporária, oferecendo serviço completo de alimentação, além dos demais serviços inerentes à atividade hoteleira”.
Os hotéis podem ser classificados em: hotéis centrais, hotéis não-centrais, hotéis econômicos, hotéis fazenda, fazenda hotéis, pousadas, resorts, Apart-hotéis e flats, Hotéis de selva, Spas, Hotéis-cassino, Hotéis de lazer, Pensões, Hotéis históricos, Motéis.
A hotelaria hospitalar define-se como o conjunto de serviços da hotelaria clássica adaptada e implantada no ambiente hospitalar, visando a proporcionar melhores condições de estada ao paciente.
No segundo módulo, mostra que a globalização criou novas formas de relacionamento entre os países e promoveu profundas alterações também no universo do trabalho, como o surgimento de setores de produção inteiramente novos, novas maneiras de fornecimento de serviços e novos mercados.
Nas empresas, os profissionais estão exercendo funções cada vez mais abrangentes, tornando o desenvolvimento de habilidades e a ampliação do conhecimento duas exigências constantes. Além da formação clássica, obtida no ensino tradicional, o profissional de hoje precisa estar habilitado em comunicação, etiqueta e relacionamento interpessoal, além de possuir uma cultura diversificada, a aquisição de técnicas e o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais são fundamentais para acompanhar essa tendência do mercado e construir uma carreira bem-sucedida.
Atualmente ouve-se muito falar em qualidade. Todos afirmam que qualidade é importante. Fala-se tanto de qualidade hoje em dia principalmente por dois motivos: o aumento da concorrência e o maior grau de exigência do consumidor.
No mundo do trabalho, a palavra qualidade adquire um significado muito especial. Ela preserva o sentido original de caracterizar, distinguir, mas agora sempre vinculada a um produto ou serviço fornecido por uma empresa, em referência à sua apresentação e particularidades, em como é reconhecido pelos consumidores, ou seja, no universo do trabalho, o termo qualidade está sempre relacionado ao grau de satisfação que um produto ou serviço pode proporcionar a quem o adquire.
O terceiro módulo indica a importância do setor de alimentos e bebidas (conhecido como A&B), que constitui peça fundamental para o funcionamento de um hotel e é, geralmente, entendido como o setor de organização mais complexa dentro deste tipo de empreendimento para fazer funcionar um setor de alimentos e bebidas em um hotel, há muito que se observar. A questão da segurança no preparo e comercialização de alimentos e bebidas é tão séria que o Ministério do Turismo mantém um programa de sensibilização e capacitação, intitulado Alimento Seguro, voltado para pequenos e médios empreendedores do ramo.
Os serviços oferecidos em um restaurante de hotel devem ser equivalentes à categoria (classificação) do estabelecimento. Assim, podem ir dos mais simples aos mais sofisticados. Todo estabelecimento utiliza - além do espaço físico - iluminação, decoração e localização planejadas, um conjunto de móveis e equipamentos, utensílios e outros objetos específicos para atingir um diferencial e satisfazer seus clientes. Para criar um ambiente calmo, confortável e descontraído, é necessário combinar esses elementos de forma adequada, incluindo a elaboração do cardápio e do tipo de serviços oferecidos aos clientes.
O quarto módulo revela que a área de hospedagem representa de 60 a 70% do movimento financeiro de um hotel e é, por isso, um dos pilares de seu funcionamento. Engloba, também, outros setores de atendimento direto e indireto, e está sempre preocupada com o bem-estar do hóspede, tanto em áreas comuns (sociais) como em áreas privativas (apartamentos). Pode ser dividida em dois principais setores: a governança e o serviço de frente (front-office).
A preocupação com a excelência ou com a qualidade nos serviços prestados não é recente, mas, até pouco tempo, o conceito de qualidade era associado apenas à eficiência e produtividade em um processo. Atualmente, toma características de estratégias competitivas, por causa do mercado cada vez mais exigente e da variedade na oferta ao consumidor. O atendimento é o grande mediador da qualidade nos serviços hoteleiros. Em um mercado onde instalações, equipamentos e serviços são muito focados - e até certo ponto padronizados -, é por meio do atendimento que os estabelecimentos têm condições de encantar e fidelizar o cliente.
A presença de hotéis que fornecem serviços diferenciados e direcionados à saúde vem crescendo continuamente. De olho nesse mercado promissor, não só hospitais, mas também hotéis estão dirigindo investimentos para um público com alto poder de consumo e que está à procura de conforto
...