Resenha - Logística
Monografias: Resenha - Logística. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lurdinhacl • 8/9/2014 • 387 Palavras (2 Páginas) • 1.065 Visualizações
RESENHA
Logística Empresarial
Francisco Ferraes Neto
Maurício Kuehne Junior
No capítulo 4, texto Logística Empresarial, coleção Gestão Empresarial, os autores procuraram desmistificar o termo logística como sendo uma atividade de gerenciamento aplicada apenas a grandes organizações. Eles demonstraram alguns conceitos relacionados à atividade logística e como esta atividade pode ser melhor compreendida e implementada em qualquer tipo e porte de organização.
O texto inicia com uma análise a respeito da definição e explica, de forma clara, o porquê da implementação de estratégias logísticas. Engloba a análise do gerenciamento da cadeia de abastecimento e como a logística vem vencendo a batalha do comércio globalizado. Comenta a importância das parcerias com fornecedores e clientes, salienta a importância da percepção dos clientes em relação aos produtos e o que a logística pode fazer para agregar valor, reduzindo custos e melhorando a lucratividade. Analisa as aplicações logísticas, dividindo-as em 4 grandes grupos que devem funcionar interligados e finaliza com a análise da estratégia logística, como fator de planejamento e de redução de estoques.
Subdividido em 5 seções, o texto na primeira seção – O que é logística? - conceitua o termo logística, explicando o porque de cada vez mais estarmos escutando tanto a palavra em questão.
A seção 2 – O gerenciamento da cadeia de abastecimento - busca informar o leitor a respeito do que é e de como gerenciar uma cadeia de abastecimento.
A seção 3 - Logística e Competitividade – trata de um fator importante dentro de qualquer organização que é a diferenciação e de como a logística pode colaborar neste processo.
A seção 4 – As aplicações logísticas - trata da análise das aplicações logísticas, dividindo-as em 4 grandes grupos e responde algumas questões.
A seção 5 – A estratégia logística – demonstra a importância dessa estratégia e faz comparação histórica das atividades em uma organização, chegando à estratégica filosofia do Just-in-time.
Algumas questões discutidas no texto são praticáveis na Administração Pública. As quatro atividades básicas da logística: a aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos e o gerenciamento da cadeia de abastecimento existem em todas as organizações públicas. Como as metas da logística são as de disponibilizar o produto certo, na quantidade certa, no local certo, no momento certo, nas condições adequadas para o cliente certo ao preço justo, a sua implementação é essencial para o alcance da eficiência e eficácia na Administração Pública.
...