Resenha Recreação
Artigo: Resenha Recreação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ronald55 • 26/11/2013 • 1.120 Palavras (5 Páginas) • 748 Visualizações
ANHANGURA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO FÌSICA
ANDRÉ DA SILVA SANTOS
EVERTON FERREIRA TARGINO
RONALDO SIMPLÍCIO DE ANDRADE
RESENHA DO TEXTO: Recreação e lazer como integrantes de currículos dos cursos de graduação em educação física
RECREAÇÃO E LAZER
SÃO PAULO – SP
2013
ANHANGURA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO FÌSICA
ANDRÉ DA SILVA SANTOS R.A 7093589864
EVERTON FERREIRA TARGINO R.A 7244593471
RONALDO SIMPLÍCIO DE ANDRADE R.A 9977020880
RESENHA DO TEXTO: Recreação e lazer como integrantes de currículos dos cursos de graduação em educação física
RECREAÇÃO E LAZER
Esta resenha destina-se à matéria de Recreação e Lazer, realizado pelos alunos do primeiro Semestre do curso de Educação Física, sob orientação do Professor Nelson Gonçalves.
SÃO PAULO – SP
2013
O currículo não é somente uma área meramente técnica, de questões relativas a procedimentos, técnicas e métodos é algo também guiado por aspectos sociológicos, políticos e epistemológicos. Embora questões relativas ao ''como" do currículo continuem importantes. A matéria de Lazer e Recreação só foi começar a ser introduzida nos currículos de educação física no final da década de 60.
Em 2002, o Conselho Nacional de Educação aprovou a Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em cursos de licenciatura de graduação plena. Esse documento exige a formação de licenciado em Educação Física para os profissionais que desejam atuar na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio. De acordo com o documento, é possível existir nas instituições de ensino, dois tipos de formação: a do licenciado em Educação Física, que segue as diretrizes para a formação de professores; e a do graduado em Educação Física que segue novas diretrizes entre educação física e saúde, educação e o esporte. Nesse contexto, há falta do lazer como uma outra possibilidade que os currículos poderiam estar enfatizando, tendo em vista uma compreensão ampliada de lazer e as possibilidades de estudo, de formação e de atuação que oferece na área da Educação Física.
Hoje em dia há muitos trabalhos relacionados aos campos da recreação e lazer que têm sido apresentados em outros Grupos de Trabalho (escolas, políticas públicas, movimentos sociais, pós-graduação etc.), demonstrando as amplas possibilidades de discussão do tema. Em termos de graduação, há um aumento na oferta de disciplinas sobre o lazer em currículos dos cursos de Educação Física.
Com relação aos cursos de pós-graduação, temos a oferta regular de cursos de pós-graduação lato sensu específicos sobre o lazer por escolas e departamentos de Educação Física. Apesar de ser crescente, a produção de pesquisas nesses cursos ainda é insuficiente e alguns trabalhos precisam de maior aprofundamento teórico em virtude da própria história recente das pesquisas sobre o lazer no Brasil. Nos cursos de mestrado e doutorado têm sido desenvolvidas pesquisas relevantes que se preocupam em discutir as relações entre recreação, lazer e Educação Física, na perspectiva da formação profissional.
As relações estabelecidas entre a recreação e o lazer, especialmente no contexto da Educação Física na realidade brasileira, recebem diferentes interpretações, mas, na maioria das vezes, não são efetuadas a partir de estudos mais profundos, conforme observado nos programas analisados. A discussão dessa questão é muito importante no contexto da Educação Física porque, desde sua inclusão nos currículos (final da década de 60) a ênfase das disciplinas ministradas na graduação nessa área recaía na recreação que sempre foi vista como sinônimo de jogos e brincadeiras - conceito ainda muito difundido em nossa realidade. Porem em muitas universidades e instituições diversas
...