TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Funcionalidades Do WMS

Dissertações: Resenha Sobre Funcionalidades Do WMS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  1.115 Visualizações

Página 1 de 3

WMS (Warehouse Management System)

A gestão dos estoques até pouco tempo era um assunto que não atraia a atenção das organizações, contudo atualmente o gerenciamento dos estoques assume papel estratégico nas organizações, pois estas começam a perceber que este tem impacto direto na sua disponibilidade financeira.

Sendo assim é preciso verificar quais as melhores formas de armazenar e administrar os materiais. O avança da tecnologia trouxe novos sistemas que te como finalidade o eficiente gerenciamento dos estoques, dentre esses sistemas destaca-se o WMS (Warehouse Management System).

Para Adolfino Neto (2012) pode-se definir WMS como um sistema informatizado de gerenciamento de armazéns, que controla todo processo de movimentação e armazenagem, promovendo maior produtividade, proporcionando menor custo, menor tempo em todos os processos executados, redução de perdas e de avarias, e eliminação de retrabalho, resultando em um armazém eficaz.

Ainda segundo Adolfino Neto (2012) o WMS pode interagir com os sistemas de gestão de duas formas: uma é por geração de arquivo de dados tipo TXT pelo usuário do sistema. A outra e mais indicada é a troca direta de informações entre os bancos de dados dos dois softwares, tornando o processo muito seguro, diminuindo a possibilidade de incidência de erro humano.

Dentre as atividades do WMS é possível citar: agendamento de recebimento de caminhões, priorização de desembarque, a captura notas fiscais dos fornecedores, emissão de etiquetas de códigos de barras para pallets e recebimento de mercadorias na modalidade cross-docking.

Rodolfo Luiz Alvarenga (2012) resume o WMS em cinco elementos, sendo eles:

Entrada:

Nesse momento o Produto é identificado por código e quantidade quando desembarcados nas docas de recebimento, os dados do produto dão

entrada no WMS através do uso de leitores de códigos de barras, terminais RFID ou teclados digitais.

Estocagem:

O WMS conversa o layout do espaço do edifício e o estoque guardado nas instalações dessa forma ocorre a alocação dos produtos com base no layout de estocagem e registra a localização do estoque que é ajustado conforme o nível é afetado.

Gerenciamento do Estoque:

O sistema monitora os níveis do produto em cada ponto de estocagem no armazém, as quantidades e o momento da reposição são sugeridos de acordo com as regras definidas, o pedido de reposição é transmitido ao departamento de compras ou diretamente aos fornecedores ou plantas da empresa usando EDI ou a Internet.

Processamento de Pedidos e Retirada:

Recebendo o pedido, o WMS os decompõe em grupos de itens que exigem tipos diferentes de processamento e separação, os itens são agrupados de acordo com a localização dos pontos de estocagem, o sistema divide o pedido de itens separados em quantidades menores, dispersas, separados em caixas cheias, paletes completos, como em áreas isoladas e seguras do armazém a fim de separar e organizar o fluxo do pedido de forma que os itens consigam ser embarcados como um pedido completo na sequência apropriada com outros pedidos, a separação é feita de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com