Resenha de Aula Introdução a Farmacologia
Por: vitoriaffo • 31/3/2020 • Resenha • 274 Palavras (2 Páginas) • 509 Visualizações
INSTITUTO DE PODOLOGIA
Disciplina: Introdução a Farmacologia
Data 20 de março de 2020
Relatório de aula
A princípio é definido o conceito de Farmacologia, definida pelo estudo de substâncias que interagem com sistemas vivos, é ciência das substâncias usadas para prevenir, diagnosticar e tratar doença. Antigamente usavam-se elementos naturais para promover a cura e amenizar a dor, com o progresso foi possível evoluir fórmula farmacêuticas que por sua fez tem grande eficácia, segurança e qualidade.
Após a regulamentação da patente, é permitida produção dos medicamentos genéricos, aquele contendo o mesmo princípio ativo, dose e com as mesmas recomendações de uso. Assim, a substituição pelo genérico é assegurada por meio de testes
apresentados à ANVISA. Ademais, em sua embalagem deve constar "Medicamento Genérico" em uma tarja amarela. Similares, são os medicamentos que contém o mesmo princípio ativo, mesma concentração, forma farmacêutica, mas pode diferir em tamanho e forma do produto.
Os princípios básicos da farmacologia se fundamentam em alcançar os efeitos terapêuticos desejados provocando o mínimo de efeitos colaterais. Um medicamento passa por algumas fases da inserção ate a eliminado do organismo, é quando se obtém o resultado de todo o processo, podendo produzir efeitos benéficos ou tóxicos; a eliminação pode ocorrer por várias vias renais, fezes, pulmonar, secreção, láctea, lágrimas e/ou suor. As formas farmacêuticas tem relação com a administração podendo ser encontradas vantagens e desvantagens.
Por fim, encontram-se fatores que alteram o efeito dos medicamentos de modo quantitativo, quando a resposta farmacológica pode ser aumentada ou diminuída se sua intensidade for modificada e qualitativa, quando a resposta farmacológica é modificada. Os efeitos dos medicamentos podem ser modificados pela administração prévia ou juntamente com outro medicamento ou alimento.
...