Resenha-diversidade E Curriculo
Trabalho Escolar: Resenha-diversidade E Curriculo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: weltonsoares • 22/9/2014 • 595 Palavras (3 Páginas) • 3.363 Visualizações
UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
EDUCAÇÃO FÍSICA
PRÁTICA 5
PROFESSORA: DENISE
ALUNO: ROMMEL LOPES DA CUNHA
DIVERSIDADE E CURRÍCULO
JACOBINA - BA
2012
ROMMEL LOPES DA CUNHA
DIVERSIDADE E CURRÍCULO
Resenha Crítica apresentada como pré-requisito para obtenção de nota parcial da disciplina Prática 5, pelo curso Educação Física da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, orientado pela professora Denise.
JACOBINA - BA
2012
DIVERSIDADE E CURRÍCULO
GOMES, Nilma Lino. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFMG. Doutora em Antropologia Social/USP e coordenadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG.
A diversidade, do ponto de vista cultural, pode ser entendida como a construção histórica, cultural e social das diferenças, e entender que nenhum grupo humano e social é melhor do que outro. Não é tarefa fácil trabalhar pedagogicamente com a diversidade, sobretudo em um país como o Brasil, marcado por profunda exclusão social.
A escola pública se tornará cada vez mais pública na medida em que compreender o direito à diversidade e o respeito às diferenças como um dos eixos norteadores da sua ação e das práticas pedagógicas.
Cabe destacar, aqui, o papel dos movimentos sociais e culturais em prol do respeito à diversidade. Questionam os currículos, imprimem mudanças nos projetos pedagógicos, interferem na política educacional, na elaboração de leis e das diretrizes curriculares nacionais.
Há uma nova sensibilidade nas escolas públicas em relação à diversidade, a qual vem se traduzindo em ações pedagógicas concretas de transformação do sistema educacional público em um sistema inclusivo, democrático e aberto à diversidade.
Os desafios postos pela diversidade na educação básica estão a exigir medidas políticas que garantam para todos os grupos sociais, o acesso a uma educação de qualidade, principalmente para os socialmente excluídos.
O texto de Nilma aborda com clareza o assunto sobre diversidade nas escolas públicas do Brasil. As mudanças educacionais exigem que se repense a prática pedagógica tendo como eixos a ética, a justiça e os direitos humanos. Para ensinar na diversidade sabe-se que o educando sempre sabe alguma coisa e que pode aprender, mas no tempo e do jeito que lhe são próprios. Deve-se propor atividades abertas, diversificadas, isto é, atividades que possam ser abordadas por diferentes níveis de compreensão e de desempenho dos alunos.
Educar na diversidade significa ensinar em um contexto educacional
...