Resenha do Livro: O mistério da Consciência
Por: Sarah Renata • 22/5/2018 • Resenha • 1.127 Palavras (5 Páginas) • 242 Visualizações
RESENHA
3- A consciência central
O ESTUDO DA CONSCIÊNCIA
O autor começa o texto citando que a consciência é um fenômeno completamente pessoal e privado, o estudo da mesma é por interpretação interna e externa, e não por vias indiretas.
Um exemplo de vias indiretas são os eletroencefalogramas e imagens de ressonância magnética funcional, apresentam a relação da mente, porém não é a mente, os conteúdos da nossa mente são subjetivos.
A consciência sucede no interior do organismo e não em público, mas junta manifestações públicas, que são como sinais reveladores consciência.
Com apoio dos estudos sobre mente humana e comportamento humano observável, tem uma ligação de três vias, que permite do estado humano privado baseado no comportamento externo, são elas :
- As manifestações externas como: o estado de vigília, as emoções de fundo, a atenção, comportamentos específicos;
- As manifestações internas do ser humano, relatadas por ele mesmo;
- As manifestações internas que os observadores analisam em si mesmo, em semelhança a do individuo observado.
O estudo da base biológica da mente humana privada, é preparado em duas etapas: A primeira é observar e medir em um experimento as ações do sujeito, e/ou reunir e medir a experiência interna oferecida pela pessoa. A segunda é associar os dados adquiridos a manifestação, e relacionar com os fenômenos neurobiológicos, no campo das moléculas, dos neurônios, dos circuitos neurais ou de sistemas de circuitos.
Esses questionamentos são baseados nas teses: os processos da mente e consciência embasados em atividade cerebral; o cérebro é parte de um organismo integral, no qual ele interage sempre; seres humanos tem em comum características biológicas, como estrutura, organização e função do organismo.
Os limites da primeira etapa podem se tornar amplos quando se concede a seres humanos com alguma doença neurológica. O método de lesão é justaposto na consciência um método com a visão, linguagem e a memória: analisa uma implicação no comportamento, reunir com o estado mental (cognição), e associar ambos a uma lesão cerebral circunscrita ou registro anormal da atividade elétrica, pode ser examinado por eletroencefalograma, teste de ondas cerebrais, tomografia, entre outros. Pacientes com doenças neurológicas abre possibilidades de estudo como os locais de disfunção cerebral, comportamento e mente com anomalias, e estudar os aspectos menos claros da mente, testar hipóteses,etc.
A MÚSICA DO COMPORTAMENTO E AS MANIFESTAÇÕES EXTERNAS DA CONSCIÊNCIA
O comportamento correto, está em alerta aos estímulos do ambiente, o organismo está ativo, ações ou emoções específicas referente a determinado cenário.
A presença ou ausência do estado de vigília pode ser definido por observação direta do organismo, observando o movimentos dos olhos, dos membros e do corpo todo, a medida que o organismo interage em um meio.
A intencionalidade e a adequação do comportamento, podem ser julgadas vendo se é natural ou experimental dentro da situação, se as ações do organismo são ou não convenientes dentro do contexto.
O comportamento de um organismo, pode ser visto com uma peça musical, a música que se ouve é um conjunto de instrumentos, diferentes melodias e sons. O comportamento de um organismo são linhas melódicas em cada momento observado.
O estado de vigilia, emoção de fundo e a atenção básica estarão sempre presentes, desde que acorda até adormecer. Emoções, atenção e ações específicas apenas quando as circunstâncias pedirem, acontece o mesmo com os relatos verbais.
O sentido de self é formante da noção de consciência, informa a mente de um modo não verbal.
ESTADO DE VIGÍLIA
O estado de vigília e a consciência andam juntos, mas pode ser interrompida em duas circunstâncias incomum.
Uma delas é quando está sonhando, a memória que é formada,antes de acordar, é a consciência que estava ativa. No entanto, pode estar acordado mas sem a consciência.
Estado de vigília não é o mesmo que consciência. No estado de vigilia, o cérebro e a mente estão espertos, a consciência no entanto pode estar fora. Pacientes com distúrbios neurológicos, podem estar acordados mas sem as imagens de conhecimento centradas em um self.
ATENÇÃO E COMPORTAMENTO INTENCIONAL
No comportamento de Winnie não existe apenas o estado de vigília. A frequência da atenção para alguma coisa externa, não necessariamente mas em geral tem a consciência.
Quando o foco é em objetos apropriados, por um longo período de tempo, é possível ver o tipo de atenção indicativo da consciência. Mas quando “viajamos” com o olho aberto, não quer dizer que não existe consciência.
A concentração básica predomina a consciência central, no entanto a consciênca central estabelece a atenção para um foco, por exemplo : quando enxergamos alguém conhecido.
...