Resiliência
Trabalho Universitário: Resiliência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: quelnakano • 1/6/2014 • 1.345 Palavras (6 Páginas) • 773 Visualizações
RESILIÊNCIA
O que é resiliência?
A resiliência é a capacidade de se recuperar de situações de crise e aprender com ela. É ter a mente flexível e o pensamento otimista, com metas claras e a certeza de que tudo passa.
O termo veio da física para designar a capacidade de alguns materiais têm de absorver impactos e retornar à forma original.
Na Administração ela faz parte dos processos de gestão de mudanças. Ela é a capacidade de resistir às adversidades e reagir diante de uma nova situação. Um profissional pode precisar dela tanto para encarar a pressão e a competição do mercado quanto para atravessar momentos difíceis, como crises econômicas e acidentes.
Aprendendo a ser resiliente
A resiliência pode ser uma característica de nascença ou pode ser adquirida, ou seja, algumas pessoas já nascem mais resilientes, possuindo uma capacidade de se reestruturar e se transformar dependendo do desafio, e essa capacidade pode, também, ser aprendida ou aprimorada e, assim, obter ou aumentar o grau de resiliência.
Para se tornar uma pessoa resiliente é preciso força de vontade, e a ajuda de um terapeuta é muito importante para ter maior tolerância à mudança, para estabelecer objetivos de vida, e para fortalecer sua estrutura emocional. E, além disso, poder contar com o apoio do grupo em que está inserido.
Comportamento Humano
A resiliência quando se trata de comportamento humano, a palavra significa a habilidade de lidar e suportar as adversidades, transformando experiências negativas em aprendizado e oportunidade de mudança, ou seja, dar a volta por cima. Ser resiliente é ter capacidade de enfrentar crises, traumas, perdas, graves adversidades, transformações, rupturas e desafios, elaborando as situações e recuperando-se diante delas.
Muitas vezes confunde-se resiliência com resistência que são duas características diferentes: uma pessoa resistente é aquela que segura as pontas, resistindo a situação de pressão. Já uma pessoa resiliente, além de suportar a pressão, aprende com as dificuldades e os desafios, usando sua flexibilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas.
Um exemplo que podemos destacar foi o caso do ator Reynaldo Gianecchini que foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin, um tipo raro de câncer, e ele foi resiliente, pois não se entregou a doença e fez campanha mostrando para as pessoas que é possível superar as adversidades.
Auto Eficácia
Refere-se à condição de uma pessoa ser capaz de realizar certa atividade específica, ter potencial e crer em suas próprias habilidades.
A auto eficácia requer não apenas habilidades, mas também ter força de vontade e acreditar na capacidade de exercer uma determinada conduta.
Pessoas com forte percepção de auto eficácia, possuem menos estresse em situações que demandam mais esforço pessoal, obtém persistência e se comprometem a alcançar um determinado objetivo. À medida que esse sucesso não é alcançado, a tendência ao desanimo pode tornar-se uma ameaça, quando a pessoa não possui a resiliência.
Competência Social
Apesar de muitos autores dizerem que a resiliência é assimilada somente no processo de educação familiar, muitos acreditam, e estudos comprovam que esta competência pode ser desenvolvida em qualquer estágio da vida. Isso acontece ao desenvolvermos a competência social, ou seja, é a capacidade de ir em busca de apoio externo em momentos de estresse, engloba tanto a abertura para receber apoio quanto a busca proativa de ajuda.
Todo treinamento oferecido para desenvolver liderança, comportamento ético e melhoria de relações é válido, e são comuns, por exemplo, em organizações que procuram sempre o aperfeiçoamento de seus colaboradores e sua maior flexibilidade com as mudanças apresentadas. Pessoas que se envolvem em projetos sociais estão aptos a desenvolver a consciência moral, mais um passo para a competência social.
Empatia
Capacidade psicológica; consiste em tentar compreender sentimentos e emoções de pessoas a partir do quadro de referencia dela. A empatia leva pessoas ajudarem umas as outras.
Ser empático é ter afinidade e se identificar com outra pessoa. Habilidade promotora tanto da competência social quanto da solução de problemas.
Flexibilidade
A pessoa resiliente tem alto nível de flexibilidade ao lidar com situações de adversidade. Essas pessoas se sentem desafiadas com situações de mudanças, conseguem gerenciar várias tarefas e exigências simultaneamente. Pensa em ações, age e, se a opção não é efetiva, escolhe outra opção e persiste.
A flexibilidade nos ajuda a encarar as mudanças bruscas de nossas vidas, mesmo quando se perde o emprego, morre um amigo, a esposa pede o divórcio, repete na escola e ainda assim continuamos lá, não desistimos e sim contornamos essa situação sendo flexíveis.
Pessoas resilientes geralmente são humildes e empenham – se em grandes ações só depois de um planejamento cuidadoso, para que não haja falhas, mas mesmo se houver algo errado conseguem superar a situação com muita flexibilidade.
Tenacidade
Relacionada a persistência,obstinação e da capacidade de suportar situações incômodas ou adversas.
Uma pessoa tenaz insiste e mantém-se firme na sua conduta ou no seu comportamento até alcançar o seu objetivo.
A tenacidade consiste em atuar com paixão e confiança. Uma pessoa pode fracassar ou falhar muitas vezes, mas se estiver disposta a aprender com os seus próprios erros e a continuar
...