Resistencia Dos Materias
Pesquisas Acadêmicas: Resistencia Dos Materias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nugu • 2/10/2014 • 1.180 Palavras (5 Páginas) • 539 Visualizações
DOSAGEM DE CONCRETOS TEORIA E PROCEDIMENTOS

Eng. Civil, MSc. Danilo Gonçalves Batista MMonica xxx
Prof. MSc. Danilo Gonçalves Batista
- INTRODUÇÃO
Até o início do século XIX, pouco se sabia acerca das quantidades a serem exigidas dos materiais constituintes dos concretos e argamassas.
A postura com relação ao proporcionalmente dos materiais e sua influência no comportamento dos conglomerados foram alternando- se a partir dessa época em função da descoberta do cimento Portland e sua fabricação em escala comercial (HELENE, 1992; POSSAN et al., 2004).
DOSAGEM DE CONCRETOS
- INTRODUÇÃO
Oliveira (2007) afirma que a dosagem dos concretos realizada a princípio, de maneira quase que inteiramente arbitrária, passou a construir uma das maiores preocupações dos experimentadores que, em diversos países, se dedicaram à tecnologia das construções. Surgiu assim a dosagem chamada “racional”, denominação essa adotada em contraposição à dosagem “empírica”, isto é, arbitrária.
Prof. MSc. Danilo Gonçalves Batista
DOSAGEM DE CONCRETOS
- DOSAGEM
Entende-se por dosagem dos concretos de cimento Portland os procedimentos necessários à obtenção da melhor proporção entre os materiais deles constituintes. Também conhecido por traço.
Essa proporção ideal pode ser expressa em massa ou em volume, sendo preferível e sempre mais confiável, a proporção expressa em massa seca de materiais (KUPERMAN, 2005; HELENE, 2005; TUTIKIAN; HELENE, 2011).
Prof. MSc. Danilo Gonçalves Batista
DOSAGEM DE CONCRETOS
- TRAÇO
No procedimento de dosagem é necessário exprimir o traço, ou seja, a composição dos materiais que constituem o concreto. Isso pode ser feito de várias maneiras, tendo em mente o método a ser empregado para determinar as quantidades.
O traço é a relação entre a quantidade de cimento, sendo unitária, e as quantidades de agregados, água e aditivos, podendo ser expresso pelo método gravimétrico ou volumétrico. Geralmente, esta apresentação é feita da seguinte forma: Cimento; Agregado miúdo; Agregado graúdo; Relação água/cimento; Percentual de aditivo.
Prof. MSc. Danilo Gonçalves Batista
DOSAGEM DE CONCRETOS
Prof. MSc. Danilo Gonçalves Batista
- PARAMETROS UTILIZADOS EM DOSAGENS
Resistência mecânica do concreto: é o parâmetro mais frequentemente especificado. A resistência à compressão é a mais utilizada, embora a resistência à tração por flexão também seja muito comum em projetos de pavimentos de concreto..
Trabalhabilidade: todos os concretos requerem certa trabalhabilidade, adequada a cada situação específica.
Durabilidade - salienta-se que os concretos devem ser duráveis frente às solicitações às quais será exposto durante sua vida útil.
Deformabilidade - cada vez mais, o módulo de elasticidade, a retração hidráulica, a deformação inicial ou imediata e, principalmente, a deformação lenta (fluência) do concreto têm sido especificadas pelos projetistas estruturais mais esclarecidos.
DOSAGEM DE CONCRETOS
DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
MÉTODOS DE DOSAGEM

Prof. MSc. Danilo Gonçalves Batista
- CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE DOSAGEM
Os estudos de dosagem do concreto se dividem em dosagem racional e experimental para concretos de classe igual ou superior a 15 MPa e, dosagem empírica para concretos de classe igual a 10 MPa, com consumo unitário mínimo de cimento de 300 kg/m3. Será abordado neste trabalho somente o primeiro caso, visto se tratar de tema científico.
Para as dosagens racionais e experimentais os diversos métodos podem ainda serem classificados em fechados ou tabelados, abertos e científicos, FARIAS (2009).
Os métodos fechados normalmente determinam o traço para uma determinada resistência à compressão, e o estudo de dosagem é feito mediante utilização de tabelas obtidas por seus pesquisadores. Ex: os métodos da ABCP - Associação Brasileira de Cimento Portland;
DOSAGEM DE CONCRETOS
Prof. MSc. Danilo Gonçalves Batista
- CLASSIFICAÇÃO DOS MÉTODOS DE DOSAGEM
Já os métodos científicos requerem a utilização de recursos computacionais, em função da necessidade do tratamento do grande número de dados de entrada, procura seguir princípios científicos da observação de fenômenos, levantamento de hipóteses e definição de modelos matemáticos.
São métodos que se destinam a dosar qualquer tipo de concreto, a saber: de resistência normal, de alto desempenho, com pós- reativos, jateado, autoadensável, compactado a rolo e de diferentes densidades (DE LARRARD; SEDRAN, 1999; SILVA, 2004).
São exemplos desse tipo de estudo de dosagem o Método do Empacotamento Compressível (MEC)
DOSAGEM DE CONCRETOS
Prof. MSc. Danilo Gonçalves Batista
- PARÂMETROS DE UM ESTUDO DE DOSAGEM
Parâmetros dos Materiais Envolvidos Absorção e Umidade Superficial dos Agregados
• Agregado seco em estufa não apresenta umidade livre, seja interna ou externamente;
• Agregado seco ao ar apresenta umidade interna, mas não superficial;
• Agregado saturado com superfície seca (SSS) é a condição ideal já que o
agregado não aumenta nem retira água
...