Resistência Dos Materiais
Monografias: Resistência Dos Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BrunoPSerrano • 18/11/2013 • 1.066 Palavras (5 Páginas) • 489 Visualizações
PÓRTICO:
Definição: Estrutura linear plana, com cargas coplanares, constituída por barras retas ligadas entre si.
Exemplos de pórticos:
Madeira Aço
(http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte04/Mod31/Curso1Mod31-01.htm)
ARCOS:
Definição: O que faz de uma estrutura um Arco é a sua forma curva, sendo que a parte central é mais alta do que as extremidades. A forma da curva que define o Arco é função de uma série de fatores tais como: tipo de material a ser utilizado, disponibilidade deste material, esforços atuantes, entre outros.
(http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte04/Mod35/Curso1Mod35-01.htm)
VIGA:
Definição: estrutura linear que trabalha em posição horizontal ou inclinada, assentada em um ou mais apoios e que tem a função de suportar os carregamentos normais à sua direção (se a direção da viga é horizontal, os carregamentos são verticais).
(http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte02/Mod13/Curso1Mod13-01.htm)
(http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte02/Mod13/Curso1Mod13-01.htm)
TENSÃO (para qualquer elemento estrutural)
Definição: Resposta dos elementos estruturais (lajes, vigas, pilares, fundações), aos esforços internos aplicados - força normal (N) que dá origem à tração ou à compressão, momento fletor (M) que dá origem à flexão, momento torçor (Mt) que dá origem à torção e força cortante (V) que dá origem ao cisalhamento.
Fórmula
A fórmula geral para qualquer que seja a tensão (normal, flexão, torção ou cisalhamento) é a seguinte:
Tensão = Esforço interno aplicado
—————————————————————
característica geométrica da seção transversal
esforço interno aplicado: N ou M ou Mt ou V
Característica geométrica da seção transversal: área (A), momento de inércia (I), momento estático (Q), base (b), altura (h), entre outras
(http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte02/Mod13/Curso1Mod13-02.htm)
TIPOS DE APOIO:
(http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte01/Mod10/Curso1Mod10-01.htm)
ESFORÇOS SOLICITANTES:
TIPOS DE ESFORÇOS:
DEFINIÇÃO: Em uma estrutura as forças internas devem equilibrar as ações externas. Formam pares (ação e reação entre corpos) de mesma direção e intensidade, porém de sentidos contrários.
(http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte04/FrameCurso1Completo.htm)
DEFORMAÇÃO:
1. Lei de Hooke
Robert Hooke (1635 - 1703).
Estudou assuntos como Instrumentos Científicos, Arquitetura, Navegação, Cartografia e Aparelhos Mecânicos.
Em 1676 expressou: "a tensão resultante da aplicação de uma força em um material é diretamente proporcional à sua deformação". Esta expressão ficou conhecida como Lei de Hooke.
Matematicamente a Lei de Hooke pode ser expressa da seguinte maneira:
Expressão da Lei de Hooke
= E.
: tensão
: deformação
E: modulo de elasticidade
Uma vez que a deformação é adimensional a unidade do Módulo de Elasticidade, para satisfazer a equação acima, deve ser a mesma unidade da tensão, por exemplo: kN/cm2.
Deve-se salientar que a Lei de Hooke é valida somente para o trecho reto do diagrama tensão x deformação, ou seja, até o ponto conhecido como limite de elasticidade.
(http://www.lami.pucpr.br/cursos/estruturas/Parte03/Mod24/Curso1Mod24-01.htm)
AÇÕES EM ESTRUTURAS:
Para facilitar a compreensão da terminologia atualmente utilizada na elaboração de projetos estruturais, é necessário registrar a definição de ações.
Ações: são definidas como causas que provocam a ocorrência de esforços ou deformações nas estruturas. Do ponto de vista prático, as forças e as deformações impostas pelas ações são consideradas como se fossem as próprias ações. As forças são chamadas de ações diretas e as deformações impostas são designadas por ações indiretas.
4.2 Classificação das ações
Ações permanentes: são as que ocorrem com magnitude constante ou de pequena variação ao redor da média, durante praticamente toda a vida útil da construção. Consideram-se ações permanentes diretas os pesos próprios dos elementos da estrutura e de todos os elementos construtivos permanentes, os pesos dos equipamentos fixos e os empuxos devidos ao peso próprio de terras não removíveis e, em situações específicas, os empuxos hidrostáticos. Ações permanentes indiretas
...