Responsabilidade Social E Meio Ambiente
Pesquisas Acadêmicas: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ninaesamuca • 23/3/2014 • 2.822 Palavras (12 Páginas) • 371 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Prof.Ma. Adriana Amaral Flores Salles
Nome dos Acadêmicos e RA:
Nome: ALINE DE SOUZA TAVARES RA: 2505000301
Nome: HEVELLYN SANTANA ANDRIANI IWAMOTO RA: 2307324660
Nome: TAMIRES CRISTINE FERREIRA AMARAL RA: 2307358646
Nome: LUSIA DE FÁTIMA FREITAS ANDRADE RA: 2308320874
Nome: FERNANDA MIRANDA SILVA RA: 3357572001
JACAREÍ/SP
2011
Nomes dos Acadêmicos
Nome: ALINE DE SOUZA TAVARES RA: 2505000301
Nome: HEVELLYN SANTANA ANDRIANI IWAMOTO RA: 2307324660
Nome: TAMIRES CRISTINE FERREIRA AMARAL RA: 2307358646
Nome: LUSIA DE FÁTIMA FREITAS ANDRADE RA: 2308320874
Nome: FERNANDA MIRANDA SILVA RA: 3357572001
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Prof.Ma. Adriana Amaral Flores Salles
Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
JACAREÍ/SP
2011
1- INTRODUÇÃO
Sustentabilidade: é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.
A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro, é a comunidade que é capaz de se manter com os recursos naturais atuais sem comprometer os recursos naturais das gerações futuras.
Sustentabilidade “Ambiental –” Conceito refere-se às condições sistêmicas, segundo as quais, em nível regional ou planetário, as atividades humanas não devem interferir nos ciclos naturais em que se baseiam tudo o que a resiliência do planeta permite e ao mesmo tempo, não devem empobrecer seu capital natural, que será transmitido a gerações futuras”. (Manzini & Vezzoli, 2005)
Planejamento Ambiental – Podemos conceituar planejamento ambiental como instrumento de ação com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de uma determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões. Definição essa pode também englobar o planejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais
Mas o planejamento ambiental como política pública envolve um pouco mais de questões como o levantamento de dados sobre a região para a qual se pretende fazer o planejamento e, a mais complicada: a análise integrada das diversas variáveis envolvidas.
Resíduos Sólidos: Para tratarmos de resíduos sólidos, o primeiro passo é a sua definição:
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS,os resíduos sólidos são materiais, substâncias, objetos ou bens descartados resultantes de atividades humanas em sociedade, aos quais a destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder.
Podem apresentar-se no estado sólido ou semissólido, gasoso (quando contidos em recipientes) e líquido (quando apresentem particularidades que tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso
soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível).
Saneamento básico: é um conjunto de procedimentos adotados numa determinada região que visa proporcionar uma situação higiênica saudável para os habitantes.
Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e matérias (através da reciclagem).
Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.
Saneamento básico e Planejamento Ambiental: Desde que as cidades foram crescendo em tamanho e população de forma desordenada, sem planificação nenhuma foram-se acumulando os problemas sociais, principalmente os de saúde
...