Responsabilidade Social E Meio Ambiente
Artigo: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cupertino • 25/5/2014 • 1.925 Palavras (8 Páginas) • 386 Visualizações
contabilidade
Disciplina: Introdução a Contabilidade
Professor: Ewerton Ribeiro
Conteúdo:
Unidade I - A contabilidade
Metodologia:
1. Aula expositiva-dialogada
2. Leitura de texto em grupo
3. Exercícios de Fixação
Unidade I – A Contabilidade
1.1 Conceito:
A contabilidade é uma ciência que assim como as demais possuem vários estudos acerca, e tal como as demais possui diferenças em relação a sua estrutura conceitual, porém todas são unânimes quanto ao seu objeto.
Eis abaixo alguns conceitos:
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica” – Conceito oficial formulado no Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924.
“A Contabilidade, na sua condição de ciência social, cujo objeto é o patrimônio, busca, por meio da apreensão, da quantificação, da classificação, do registro, da eventual sumarização, da demonstração, da análise e relato das mutações sofridas pelo patrimônio da entidade particularizada, a geração de informações quantitativas e qualitativas sobre ela, expressas tanto em termos físicos, quanto monetários.” – NBC-T-1 aprovada pela Resolução CFC n° 785, de 28 de julho 1995.
1.2 Campo de aplicação:
O das entidades econômico-administrativas, sejam de fins lucrativos ou não.
1.3 Objeto da contabilidade:
O objeto da contabilidade é o patrimônio das entidades.
1.4 Objetivo (finalidade) da contabilidade:
O objetivo é o estudo e o controle do patrimônio e de suas variações visando o fornecimento de informações que sejam úteis para a tomada de decisões econômicas.
1.5 Aspectos qualitativos e quantitativos do patrimônio:
A contabilidade estuda o patrimônio nos seus aspectos qualitativos e quantitativos. O aspecto qualitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais segundo a sua natureza. O aspecto quantitativo refere-se à expressão dos componentes patrimoniais em termos monetários.
1.6 Usuários das informações contábeis:
Compreende todas as pessoas físicas ou jurídicas que, direta ou indiretamente tenham interesse na avaliação da situação e do desenvolvimento da entidade. Ex.: sócios, empregados, bancos, investidores, clientes, fornecedores, fisco, e etc.
1.7. Técnicas contábeis:
Várias são as técnicas utilizadas pela contabilidade. Abaixo as mais expressivas:
1. Escrituração – consiste no registro, em livros próprios (Diário, Razão, Caixa e Contas Correntes), de todos os fatos administrativos, bem como os atos administrativos relevantes;
2. Demonstrações contábeis – são os relatórios técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa. As mais conhecidas são o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício;
3. Auditoria – é a verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações contábeis, através do exame minucioso dos registros de contabilidade e dos documentos que deram origem a eles;
4. Análise de balanços – compreende o exame e a interpretação dos dados contidos nas demonstrações contábeis;
5. Consolidação de balanços – corresponde a unificação das demonstrações contábeis da empresa controladora e de suas controladas, visando a apresentar a situação econômica e financeira de todo o grupo, como se fosse uma única empresa.
1.8 Função administrativa da contabilidade:
Controlar o patrimônio.
a) Patrimônio - conjunto de bens, direitos e obrigações suscetíveis de avaliação econômica, vinculados a uma entidade ou pessoa física.
b) Bem - tudo aquilo que satisfaz as necessidades humanas e pode ser avaliado economicamente.
1. Classificação dos bens:
1.1 Bens tangíveis, corpóreos, concretos ou materiais – têm existência física, existem como coisa ou objeto.
1.2 Bens intangíveis, incorpóreos, abstratos ou imateriais – não possuem existência física, porém representam uma aplicação de capital indispensável aos objetivos da empresa, e cujo valor reside em direitos de propriedade que são legalmente que são legalmente conferidos aos seus possuidores.
c) Direitos - valores de propriedade da entidade que se encontram em posse de terceiros.
d) Obrigações - são dívidas ou compromissos de qualquer espécie ou natureza assumidos perante terceiros, ou bens de terceiros que se encontram em nossa posse (uso).
1.9 FUNÇÃO ECONÔMICA DA CONTABILIDADE:
Apurar o resultado.
a) Resultado
Diferença entre o valor das Receitas e o valor das Despesas (D).
O resultado pode ser:
1. Positivo ou Lucro - quando o valor das receitas é superior ao das despesas;
1. Negativo ou prejuízo - quando o valor das receitas é inferior ao das despesas;
1. Nulo - quando o valor das receitas é igual ao valor das despesas.
b) Receitas
São entradas de recursos para o ativo da empresa, na forma de bens ou direitos que sempre provocam aumento da situação líquida.
c) Despesas
É o gasto incorrido para direta ou indiretamente, gerar receitas. As despesas podem diminuir o ativo ou aumentar o passivo, mas sempre provocam diminuições
Esquema de Estudo - Contabilidade para Administração.
Contabilidade: sistema de informação que controla o patrimônio da empresa.
...