Responsabilidade Social E Meio Ambiente
Dissertações: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: guuh20k • 13/10/2014 • 1.181 Palavras (5 Páginas) • 232 Visualizações
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.
∂ Anhanguera Educacional
2014
3
© DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.
4
1. Agenda 21 aplicada em meu cotidiano.
Agenda 21 pessoal constitui em uma "parceria local" para incentivar a cooperação entre os
Moradores do bairro e associações de maneira que possamos fazer uso dos recursos naturais e
buscar auxilio para a manutenção da vida na terra. Mantendo a crença central de proteger o
meio ambiente, enquanto buscamos simultaneamente crescimento do bairro e de nossa cidade.
Tendo como objetivo compartilhar ações visando englobar os principais órgãos responsáveis
da cidade e o morador para servir de corresponsabilidades para elaboração de politicas
Publica sustentáveis, orientada para desenvolvimentos econômicos, justiça social e equilíbrio
ambiental.
2. Principais desafios.
Tem como objetivo compartilhar ações visando englobar os principais órgãos responsáveis da cidade e o morador para servir de corresponsabilidades para elaboração de políticas publica sustentáveis, orientada para desenvolvimentos econômicos, justiça social e equilíbrio ambiental.
2.1. Processo de construção da agenda 21 pessoal
A formação consiste em criar um grupo de pessoas para elaborar um plano eficaz de sustentabilidade local, onde esta pessoa pode ser desde um cargo político até um membro da comunidade; E será criada uma matriz de consulta à população sobre problemas enfrentados e possíveis para a construção da agenda 21 pessoal envolvendo.
• Criar uma metodologia de trabalho.
• Discutir e criar maneira para o melhor desenvolvimento.
• Criar mecanismos junto aos órgãos municipais para implantar a agenda 21 pessoal.
Criar um COMITE de desenvolvimento sustentável para abordar os aspectos ambiental, social e econômico da cidade para que o crescimento seja de maneira ordenada e sustentável.
E este comitê deverá ser institucionalizado pelo poder Executivo e Legislativo da cidade e terá a missão de preparar, acompanhar e avaliar o plano de desenvolvimento sustentável de forma proativa. O participante será escolhido pelos membros dos setores responsáveis e levara para o comitê as questões a serem tratadas junto aos demais parceiros.
4
© DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.
5
O comitê requer um regimento inteiro, que deve constar basicamente de:
• Missão, objetivo, atribuições.
• Frequência e coordenação de reuniões.
• Formas de registros e responsáveis pela confecção e divulgação das minutas.
• Como os objetivos serão alcançados.
• Tempo de mandato e substituição dos membros.
A principal função do comitê é definir seus princípios e uma visão de futuro desejada pela comunidade, representando a melhor forma e os diferentes pontos de vista e anseio de seus participantes. A visão deve ser traduzida em ações e serem incluídas no processo do projeto.
O comitê tem como função escolher os temas mais críticos e catalisar a opinião pública e outros apoios, criando as condições de um futuro desejável.
Devemos ter projetos de estratégicas para a proteção do solo, da água e diversidade biológica; ação estratégica para a pobreza, saúde, igualdade social e assentamento; acesso a serviço de informações, acesso a emprego; conscientização da população; educação para a agenda 21 pessoal e troca de informações.
Para garantir a agilidade e eficácia do comitê, terá que se estabelecer uma estrutura, na forma de secretaria executiva, que contara com recursos humanos e financeiro para suprir necessidades implementadas no processo. E precisará de um espaço físico, seja na prefeitura ou uma instituição parceira.
Para que o projeto Agenda 21 pessoal seja bem sucedido, existe um amplo processo que depende da sensibilização e do estágio de amadurecimento dos membros e da discussão dos temas públicos de forma participativa.
2.2. O Papel de cada um
Para alcançar o sucesso da agenda 21 pessoal demanda da ação de grupos e indivíduos, lares, organizações comunitárias, movimentos sociais, Ong’s, produtores, empresas de pequeno e médio porte, governos, organizações governamentais locais, instituições de pesquisa e ensino.
Cada
...