Responsabilidade Social E Meio Ambiente
Trabalho Escolar: Responsabilidade Social E Meio Ambiente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: italosanchez • 11/6/2013 • 8.720 Palavras (35 Páginas) • 610 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Logística
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Prof.Ma. Adriana Amaral Flores Salles
Nome Ítalo Rodrigues Jaramillo Sanchez RA: 3305508741
Campo Grande/MS
2011
Nome Ítalo Rodrigues Jaramillo sanchez RA: 3305508741
Atividade Avaliativa Desafio de Aprendizagem
Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Prof.Ma. Adriana Amaral Flores Salles
Atividade Avaliativa: Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Campo Grande
2011
Índice
Introdução 1
Resíduos sólidos Urbanos 2
Tipos de Resíduos 3
Coleta de Lixo 4
Tratamento de Lixo hospitalar 5
Acondicionamento e Destino dos resíduos hospitalares 6
Processos de Destino 7
Lixos hospitalares especiais 8
Catadores e Lixo 9
Entulho 11
Reciclagem de Entulho 12
Conclusão 13
Referências 14
INTRODUÇÃO
Nessa primeira etapa do desafio iremos falar de sustentabilidade e a importância da sustentabilidade no planejamento ambiental no saneamento básico do município, visando benefícios e conseqüências na importância do saneamento.
Este trabalho tem como grande desafio o conhecimento das diversas formas de utilização das ferramentas de planejamento, e compreensão do planejamento ambiental como forma de minimizar os diversos impactos ambientais inerentes ao desenvolvimento. E ainda, a identificação da melhor forma de planejamento ambiental na área de saneamento básico.
A responsabilidade da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos na gestão urbana municipal.
Os resíduos sólidos urbanos (RSU's), vulgarmente denominados por lixo urbano, são resultantes da atividade doméstica e comercial das povoações. A sua composição varia de população para população, dependendo da situação socioeconómica e das condições e hábitos de vida de cada um,constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.
O conceito de "lixo" pode ser considerado como uma invenção humana, pois em processos naturais não há lixo. As substâncias produzidas pelos seres vivos e que são inúteis ou prejudiciais para o organismo, tais como as fezes e urina dos animais, ou o oxigénio produzido pelas plantas verdes como subproduto da fotossíntese, assim como os restos de organismos mortos são, em condições naturais, reciclados pelos decompositores. Por outro lado, os produtos resultantes de processos geológicos como a erosão, podem também, a um escala de tempo geológico, transformar-se em rochas sedimentares.
Embora o termo lixo se aplique aos resíduos sólidos em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam adequadamente tratados. Além de gerar emprego e renda, a reciclagem proporciona uma redução da demanda de matérias-primas e energia, contribuindo também para o aumento da vida útil dos aterros sanitários. Certos resíduos, no entanto, não podem ser reciclados, a exemplo do lixo hospitalar ou nuclear.
Tipos de resíduos
Esses resíduos podem ser classificados das seguintes maneiras:
Matéria orgânica: Restos de comida, da sua preparação e limpeza
Papel e papelão: Jornais, revistas, caixas e embalagens
Plásticos: Garrafas, garrafões, frascos, boiões e outras embalagens
Vidro: Garrafas, frascos, copos
Metais: Latas
Outros: Roupas, óleos de cozinha e óleos de motor, resíduos informáticos
Existem também alguns tipos
...