Responsabilidade social: ética vivida em organizações
Resenha: Responsabilidade social: ética vivida em organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kaferary • 9/11/2014 • Resenha • 251 Palavras (2 Páginas) • 183 Visualizações
“Responsabilidade Social: A ética vivida nas Organizações”
O conceito de ética está atrelado às atitudes que tornam um indivíduo mais justo socialmente. São os princípios morais que levam a atitudes fundamentadas em uma dimensão de valores, necessário para se viver bem em um grupo ou sociedade.
A falta de um embasamento ético gera como consequência a corrupção,
presente no nosso mundo atual, principalmente no contexto político, sendo necessário reforçar a educação porque através dela as pessoas criam um “sentimento” ético e um pensamento mais crítico.
Outra consequência de se agir sem ética é a confrontação de valores para se obter benefício ou lucro próprio a qualquer custo. O ambiente corporativo torna – se um ambiente de guerra, mas tudo de uma forma imperceptível. Uma empresa tenta derrubar a outra, ou seja, tentam eliminar a todo custo os seus concorrentes.
E um outro fator relevante que precisa ser destacado é a falsa ética, onde as pessoas se preocupam apenas em parecer éticas, mas não a praticam.
Todos esses fatores são bem comprometedores, levando grandes empresas a um único destino que é o declínio total, ou seja, a falência.
Cada indivíduo que faz parte de uma organização deve possuir em mente as consequências de suas escolhas e de suas atitudes. Ser ético está na essência de cada um, uns lutam por um mundo melhor e mais justo e por isso vivem de uma forma ética, outros só enxergam o próprio bem estar e próprio sucesso, deixando de lado, aquilo que realmente importa, os valores.
...