Responsabilidades sociais: a ética vivia nas organizações
Abstract: Responsabilidades sociais: a ética vivia nas organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camila1304 • 27/2/2015 • Abstract • 469 Palavras (2 Páginas) • 327 Visualizações
Passo 01: A partir desta assertiva
MATOS, FRANCISCO GOMES “[...] A Responsabilidade Social é uma exigência básica para a atitude e para o comportamento ético, por meio de práticas que demonstram que a empresa possui uma alma cuja preservação implica solidariedade e compromisso social”.
1. Ética na Gestão Empresarial da Conscientização à Ação.
O autor nos transmite com clareza que é impossível a vida em uma sociedade e a continuidade de um grupo sem um mínimo de estrutura ética, ou seja, de valores, princípios, limites, respeitos à pessoa, sentido do bem comum. A ética ganha respeitabilidade como forte diferencial de qualidade e conceito público, resta saber se as empresas formaram a consciência ética de comando nas organizações, bem como é preciso distinguir a predisposição ética que se refere à sensibilidade social, a percepção de valor, a relevância do bem moral e a consciência ética que corresponde à capacidade de avaliar e julgar.
Segundo Matos (2008), o foco deve ser sempre o homem, em dignidade e oportunidades. Neste contexto, fica de forma indissolúvel criado um núcleo de cidadania com a participação efetiva e dotada de felicidade, a organização empresarial passa a ter o elemento alma, ou seja vida dentro da própria empresa, fazendo com esta se prospere e que sua imagem seja bem vista e aceita perante a opinião pública.
Passo 02:
1.1 Responsabilidades Sociais: a ética vivida nas Organizações.
Responsabilidade Social deixou de ser aquele pensamento que se resolvia na base da caridade, deixou de ser obrigação para se tornar compromisso com a sociedade. Essa sinergia resulta da consciência ética, e a ética pressupõe quatro elementos: Liberdade; Dignidade/Responsabilidade; Igualdade de Oportunidades; e Direitos Humanos. Para este autor, ser competente pressupõe ser ético, já que não vale a pena para nenhuma empresa ter profissionais competentes e aéticos. Há também os que admitem que a responsabilidade social é, exclusivamente, a responsabilidade de pagar bem aos empregados e dar-lhes bom tratamento. Se a organização conseguir fazer com que seus colaboradores sigam esses quatros valores éticos conseguiram pôr em pratica suas responsabilidades sociais. A ética e a responsabilidade social caminham de braços dados, nesta orbita da moderna administração, sendo impossível dizer ao contrário, posto que é a partir da moral e dos valores éticos daqueles que conduzem uma empresa, que parte a prática da responsabilidade social corporativa. Ações sociais realizadas por empresas vêm tendo crescente cobertura pela mídia, e estas atitudes determinarão como os clientes a verão, aumentando assim sua credibilidade junto a sociedade.
Referencias bibliográfica:
Site Wikpedia
Livro PLT
...