Resumo ABNT NBR 15575
Pesquisas Acadêmicas: Resumo ABNT NBR 15575. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Caroline.2013 • 8/11/2013 • 396 Palavras (2 Páginas) • 5.593 Visualizações
A norma ABNT NBR 15575 cancela e substitui as versões anteriores da ABNT NBR 15575-5 e contém os 6 seguintes requisitos:
Requisitos gerais, sistemas estruturais, sistemas de pisos, sistemas de vedações verticais internas e externas, sistemas de coberturas e para os sistemas hidrossanitários.
Nessa norma é abordado conceitos que em muitas, não são considerados, como por exemplo: a durabilidade dos sistemas, a manutenibilidade da edificação, o conforto tátil e antropodinâmico dos usuários. A versão atual é mais detalhada e abrangente o que deve gerar uma pequena alta nos custos finais das construções.
Nos requisitos gerais da NBR 15575-2013, temos:
Requisitos gerais: remete às partes específicas como: estrutura, pisos, vedações verticais, coberturas e sistemas hidrossanitários, trazendo também aspectos da natureza geral. Apresenta também o conceito de vida útil do projeto, definição de responsabilidades e parâmetros de desempenho mínimos.
Requisito de estrutura: Mostra critérios de estabilidade e resistência, indica formas para medir quais os tipos de impacto a estrutura deve suportar sem que apresente rachaduras.
Requisito de pisos: Nessa parte, descreve a definição mais clara do sistema de pisos internos e externos como a combinação de diversos elementos, o que inclui o contra piso, por exemplo, e não somente a camada de revestimento ou acabamento. Trouxe definições mais claras para coeficiente de atrito e resistência ao escorregamento.
Requisito de vedações verticais: refere-se ao conjunto de paredes e esquadrias (portas, janelas e fachadas) e mostra como eliminar o problema com vedação do ar, água, rajadas de ventos e ao conforto acústico e térmico, além de critérios relativos ao desempenho estrutural e à segurança ao fogo.
Requisitos de coberturas: Entre os principais requisitos estão os que tratam de reação ao fogo dos materiais de revestimentos e acabamento e da resistência ao fogo do sistema de cobertura.
Requisito hidrossanitário: Compreende os sistemas prediais de água fria e de água quente, de esgoto sanitário e ventilação, além dos sistemas prediais de águas pluviais. O texto explora conceitos como a durabilidade dos sistemas, a previsão e antecipação de critérios para a manutenção da edificação e suas partes, bem como o funcionamento dos sistemas hidrossanitários.
Citando também a separação física dos sistemas de água fria potável e não potável, de acordo com a tendência atual de reuso de água.
Apesar das criticas por motivo de aumento no custo das obras, essa norma possui uma grande importância, pois irá melhorar a qualidade das construções e dos fabricantes, aumentando assim a durabilidade, sustentabilidade e conforto aos usuários.
...