TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABNT NBR 6158-sistema De Tolerâncias E Ajustes

Ensaios: ABNT NBR 6158-sistema De Tolerâncias E Ajustes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  3.328 Visualizações

Página 1 de 3

Desenho técnico

ABNT NBR 6158-sistema de tolerâncias e ajustes

prof: Glauco

Alunos: Daniel, Wagner, Eder, Nathali

1 Objetivo

1.1 Esta Norma fixa o conjunto de princípios, regras e tabelas que se aplicam à tecnologia mecânica, a fim de permitir escolha racional de tolerâncias e ajustes, visando a fabricação de peças intercambiáveis.

1.2 O campo de aplicação desta Norma abrange dimensões nominais de até 3150 m de peças intercambiáveis. Esta Norma, embora preparada para utilização em peças cilíndricas, aplica-se a outras formas, visto que os termos "furo" e "eixo" nela empregados têm significados convencionais

Em particular, o termo "furo" ou "eixo" pode referir-se a uma dimensão interna ou externa de duas faces paralelas ou planos tangentes de qualquer peça, como a largura de um rasgo ou a espessura de uma chaveta.

O sistema prescrito nesta Norma também estabelece ajustes entre elementos cilíndricos conjugados e ajustes entre peças que tenham elementos com faces paralelas.

Na aplicação desta Norma é necessário consultar:

NBR 6165 - Temperatura de referência para medições industriais de dimensões lineares – Padronização

2NBR 6158/1995

Dimensão máxima:

A maior dimensão admissível de um elemento (ver Figura 1).

Dimensão mínima:

A menor dimensão admissível de um elemento (ver Figura 1).

Dimensão nominal:

Dimensão a partir da qual são derivadas as dimensões limites pela aplicação dos afastamentos superior e inferior (ver Figura 1).

Linha zero:

Linha reta que representa a dimensão nominal e serve de origem aos afastamentos em uma representação gráfica de tolerâncias e ajustes (ver Figura 1).

Nota: De acordo com a convenção, a linha zero é desenhada horizontalmente, com afastamentos positivos mostrados acima e afastamentos negativos abaixo (ver Figura 2).

Afastamentos fundamentais: Diferença algébrica entre uma dimensão (dimensão efetiva, dimensão limite, etc.) e a correspondente dimensão nominal ( ver Figura 2).

Furo

Termo convencional utilizado para descrever uma característica interna de uma peça, incluindo também elementos não cilíndricos.

Dimensão efetiva local:

Qualquer distância individual em uma seção transversal da peça, isto é, qualquer dimensão medida entre dois pontos opostos quaisquer.

Representação esquemática das posições dos afastamentos fundamentais

Tolerância-padrão (IT):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com