Resumo Completo Do Livro O Jeitinho Brasileiro
Artigo: Resumo Completo Do Livro O Jeitinho Brasileiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: myllykelly • 19/8/2013 • 1.440 Palavras (6 Páginas) • 970 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
GABRIELA DE A. MALCHER
VERALUCE DO SOCORRO PACHECO RODRIGUES
DEOMIE MARQUES DOS SANTOS
MARCELLE JAMILLE DA GAMA
ROSEMERE DIAS
RECICLAGEM DO LIXO
MACAPÁ-AP
2011
GABRIELA DE A. MALCHER
VERALUCE DO SOCORRO PACHECO RODRIGUES
DEOMIE MARQUES DOS SANTOS
MARCELLE JAMILLE DA GAMA
ROSEMERE DIAS
RECICLAGEM DO LIXO
Pré-projeto apresentando a disciplina de prática e convivência II: produção de materiais didáticos, como requisito avaliativo do Curso Licenciatura Plena II em Biologia da Universidade do Vale do Acaraú, orientado pela prof.ª Kelly.
MACAPÁ-AP
2011
INTRODUÇÃO
Ensino e educação ambiental são atualmente duas áreas ligadas não só as escolas, mas também a instituições como empresas, igrejas, associações de bairros e clubes etc..que estão sempre elaborando cursos e campanhas sobre ecologia. A escola é uma instituição voltada à produção do saber crítico, que deve refletir e agir no sentido de mobilizar as pessoas em prol do ambiente.
Isso não quer dizer que a escola deve contar com a presença de um professor super especializado, mas deve abrir espaços para que os grandes temam da questão ambiental seja trabalhado por uma equipe interdisciplinar, o que certamente dará condições para o surgimento de debates críticos que apontem na direção de soluções para os problemas ambientais.
JUSTIFICATIVA
O projeto tem por finalidade estimular os alunos a conscientizar, a melhorar o processo de reciclagem em seu meio que vive,integrando a escola à sala de aula, os professores da necessidade de uma política que estimule o gosto pelo ato de reaproveitar os lixos adequadamente.
É nesse sentido que, permanentemente avaliamos o crescimento intelectual dos alunos e diagnosticamos que os mesmos apresentaram grandes dificuldades no assunto em questão.
Este fato levou-nos a construção e execução do referido projeto, pois, havia a necessidade urgente de desenvolver um prática que considerasse o aluno como sujeito capaz de pensar, refletir e agir no processo de reciclagem do lixo, portanto, era necessário aplicar mecanismos que auxiliassem o professor na sala de aula, e isto se fez através de atividade interdisciplinares, utilizando, textos, cartazes . Capazes de oportunizar interesse pela reciclagem, e conseguintemente, a aquisição de habilidade para interpretação das diversas realidades vivenciadas pelos alunos para que os mesmos possam exercer a cidadania.
Todas as atividades deste projeto estão sendo realizado nas salas de aula sob a coordenação dos professores, um para cada turno, destinado exclusivamente ao projeto com o auxilio do professor da turma.
OBJETIVO DO PROJETO
OBJETIVO GERAL
• Desenvolver ações para que os educados possam ter contatos com diferentes tipos de reciclagem, para que assim venham adquirir o hábito de como reaproveitar os materiais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Organizar os educados o contato com diferentes tipos de reciclagem.
• Identificar os diferentes tipos de reciclagem no meio ambiente.
RECICLAGEM
A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. Um exemplo claro da diferença entre os dois conceitos, é o reaproveitamento do papel.
O papel chamado de reciclado não é nada parecido com aquele que foi beneficiado pela primeira vez. Este novo papel tem cor diferente, textura diferente e gramatura diferente. Isto acontece devido a não possibilidade de retornar o material utilizado ao seu estado original e sim transformá-lo em uma massa que ao final do processo resulta em um novo material de características diferentes.
Outro exemplo é o vidro. Mesmo que seja "derretido", nunca irá ser feito um outro com as mesmas características tais como cor e dureza, pois na primeira vez em que foi feito, utilizou-se de uma mistura formulada a partir da areia.
Já uma lata de alumínio, por exemplo, pode ser derretida de volta ao estado em que estava antes de ser beneficiada e ser transformada em lata, podendo novamente voltar a ser uma lata com as mesmas características.
A palavra reciclagem ganhou destaque na mídia a partir do final da década de 1980, quando foi constatado que as fontes de petróleo e de outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, e que havia falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejetos na natureza. A expressão vem do inglês recycle (re = repetir, e cycle = ciclo).
Como disposto acima sobre a diferença entre os conceitos de reciclagem e reaproveitamento,em alguns casos, não é possível reciclar indefinidamente o material. Isso
...