Resumo De Recursos Humanos
Exames: Resumo De Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danikarolina • 27/9/2014 • 496 Palavras (2 Páginas) • 505 Visualizações
INTRODUÇAO
Neste pequeno resumo temos como objetivo explicar um pouco sobre gestão de riscos e seu lado positivo.
EU, GESTOR DE TODOS OS RISCOS.
A gestão de riscos deixou de ser, há muito tempo, algo baseado apenas em extintores de incêndio, ou espionagem industrial, e acabou virando uma novidade e função imprescindível aos novos líderes empresariais.
Nunca se falou tanto em riscos no ambiente corporativo, e desde a crise financeira de 2008, deduziu-se que, a gestão de riscos deveria ocorrer de maneira holística, ou seja, em sua imensa totalidade, onde as atenções estivem voltadas desde uma aplicação até a disponibilidade de recursos naturais.
Em tempos atuais, é praticamente improvável encontrar um tomador de decisão que não tenha pelo menos noção, dos estragos que possam ser causados à sua corporação por um tratamento inadequado de situações potencialmente perigosas, sejam de natureza financeira, operacional ou estratégica. Em uma pesquisa realizada por Max Rudolph, concluiu que, em 7 anos, os riscos se tornaram globais, isso mesmo, globais, onde uma crise do outro lado do mundo pode causar um efeito “dominó”, vai mexer com nossa economia, sucessivamente o mercado, e claro, automaticamente sua empresa.
O LADO POSITIVO DOS RISCOS
Ai você se pergunta – E tem lado positivo nos riscos?
Especialistas ligados à gestão de riscos sinalizam que é importante considerar que os riscos estão associados ao sucesso, transformar um possível risco em uma medida estratégica, e assim ter um talvez chamado “plano B”, ou seja, riscos que podem ser transformados em oportunidades. Erra-se ao não tentar alinhar essas estratégias aos negócios com baixa probabilidade e conseqüências de impactos, e usar isso em benefício da sua empresa.
GUARDIÕES NA MÉDIA GERÊNCIA
Algumas organizações criaram o sistema de hotlines, que se torna a forma mais direta e eficaz que para receber sigilosamente e com garantia de anonimato, informações e dicas sobre os possíveis erros ou desvios de condutas, antes de se tornarem “bombas” que acabam sendo detectadas apenas quando já estão em proporções gigantescas e na mesa do CEO.
Organizações observaram que ao repassar a todos os setores de sua empresa, as conseqüências dos riscos, e não apenas aos gestores, motivariam seus funcionários para prestar atenção aos detalhes que os rodeavam, e os fazer ter a vontade desta responsabilidade.
OLHAR PARA DENTRO DA EMPRESA.
Em tempos atuais, houve se falar em um novo pico de excelência, chamado de Resiliência, ou seja, é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão sem entrar em surto, voltando ao seu estado normal.
Segundo Job, a Resiliência se trata de uma tomada de decisão entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer.
Então em 2006, Barbosa propôs que se pode considerar a Resiliência como uma combinação de fatores, gerando condições para enfrentar e superar problemas e adversidades, sendo Administração de emoções, Controle dos impulsos, Otimismo, Análise do ambiente,
...