Resumo Do Livro Sonho Grande
Trabalho Escolar: Resumo Do Livro Sonho Grande. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatinhapassos • 9/6/2014 • 444 Palavras (2 Páginas) • 2.315 Visualizações
FACULDADES ESTÁCIO ATUAL
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMACAO
PROFESSOR CAIQUE
PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
RESUMO
BOA VISTA - RR
ABRIL DE 2014
RANGEL PASSOS
PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL
RESUMO
BOA VISTA-RR
ABRIL DE 2014
RESUMO DO CAPÍTULO : EM BUSCA DOS PSD’S : POOR, SMART AND DEEP DESIRE TO GET RICH
Jorge Paulo Lemann sempre teve a preocupação de manter uma boa rede de relacionamentos, muito antes da palavra networking se tornar moda. Jorge Paulo tinha uma ideia de montar uma corretora de valores, e já contava com uma equipe preparada para auxiliá-lo a alcançar esse objetivo. O grande problema era a falta do capital necessário para tanto. O capital que ele e seus colegas possuíam era suficiente apenas para montar uma distribuidora de valores. Negociaram então a compra de uma pequena empresa, chamada Vesper, quando chegou um amigo e disse que investiria no negócio deles. Foi aí que a corretora Garantia foi comprada por US$ 800.00,00 (oitocentos mil dólares). Jorge Paulo e seus amigos negociaram com o então dono, o Sr. Adolfo Gentil, até conseguirem 51% de participação nos lucros.
A corretora tinha quase zero em patrimônio. Ocupava três salas sem ar-condicionado na sobreloja de um edifício. Em três meses, o índice da bolsa subiu 48%. 18 meses depois já tinha caído 61%. Jorge decidiu então investir no open market: não importava a formação do profissional, o que ele buscava eram talento e força de vontade. Ele buscava o perfil PSD – Poor, Smart, Deep Desire to Get Rich (pobre, esperto e com desejo de ficar rico). Com o país em crise, era muito mais viável encontrar pessoas com mais tino de vendas do que jovens com excelente formação, mas sem nenhuma experiência. Em uma época onde o telex era tecnologia de última geração, foi um dos PSD’s da empresa que os tornou milionários.
O banco Garantia fugia dos padrões de empresas: ao invés de milhares de cubículos, onde seus colaboradores ficavam enclausurados, um grande salão sem divisórias abrigava seus funcionários. Com isso minimizavam-se as diferenças hierárquicas e agilizava o trabalho do grupo. Qualquer um podia aproximar-se do chefe sem grandes cerimônias.
Nos anos 70, ser um executivo de uma grande multinacional era o emprego dos sonhos. Entretanto, no banco Garantia, pagava-se um salario abaixo do valor de mercado, que era compensatório receber, uma vez que a bonificação extra chegava a ser seis vezes maior que o salario em si. Para Jorge, era importante que todos os funcionários se
...