Resumo Livro Multiculturalismo
Casos: Resumo Livro Multiculturalismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: luluzinha27 • 20/11/2013 • 376 Palavras (2 Páginas) • 2.543 Visualizações
Resumo
No livro “Multiculturalismo: Diferenças e Práticas pedagógicas” no primeiro capitulo escrito por Vera Maria Candau a autora explica que o multiculturalismo e um fenômeno do nosso tempo, no qual traz para dentro da sala de aula discussão sobre tema como por exemplo: gênero, raça, classe social, orientação sexual, de identidade, de origem diferenças que a muito tempo estiveram ocultas mas agora estão vindo a tona.
Com a diversidade cultural cada grupo fez o seu modo de expressar tanto quanto no modo de vestir, de falar de como se portar perante a sociedade, e com a divisão de grupos e que ocorreu o aumento da violência e do preconceito pois cada grupo pensar que o seu modo de agir esta correto e o outro acha que esta errado e ai se começa a criação de atritos e gera a violência.
No qual este tema deve ser trabalhado em sala de aula com muita atenção, principalmente pelos educadores (as) eles tem o dever de saber sobre o tema e também autocontrole para possíveis discussões em sala de aula.
Já no texto de Antônio Flavio Barbosa e Michelle Januário Câmara explica que nos devemos saber qual a nossa identidade no mundo, fala que a identidade e um processo de criação, criado pelos grupos e pelos indivíduos.
Fala como os educadores devem lidar com esse assunto, que devem informar tudo ao aluno, de que existe preconceito pelo tipo de pele, opção sexual, classe social estimular o estudante a discutir sobre o tema.
Pode-se concluir pelos capítulos do livro que o multiculturalismo apesar de ser um nome novo na sociedade no qual quer dizer a respeito sobre preconceito, a palavra é nova mas o tema não, pode se parecer fácil discutir sobre o tema, que todos estão abertos a ouvir opiniões e criticas mas não e bem assim, com a criação de grupos social cada um se fechou para si suas opiniões e muitos grupos não aceitam discussão sobre o tema podem falar que estão dispostos a ouvir ou a praticar questões de preconceito mas devemos ter muito cuidado ao falar sobre o tema pois e muito amplo o assunto e se não prestarmos atenção no que falamos e no nosso modo de agir perante a sociedade .
...