Resumo : O que é redes Isa Guará
Por: 1blenda2 • 7/5/2015 • Resenha • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 762 Visualizações
O que é rede ISA GUARÁ
Etimologicamente, a palavra “rede” origina-se do latim rete, retis, com o sentido de: teia (de aranha); rede; laço; sedução (HOUAISS, 2001). Associada a rede de proteção ( Com elos firmes que se interligam e possuem dependência mútua). Para Castells (1998), uma rede é “um conjunto de nós conectados, e cada nó, um ponto onde a curva se intercepta. Por definição, uma rede não tem centro, e ainda que alguns nós possam ser mais importantes que outros todos dependem dos demais na medida em que estão na rede”. O conjunto resultante é como uma malha de múltiplos fios, que pode se espalhar indefinidamente para todos os lados, sem que nenhum dos seus nós possa ser considerado principal ou central, nem representante dos demais. Não há um “chefe”, o que há é uma vontade coletiva de realizar determinado objetivo (WHITAKER, 1998).
A Rede como forma de proteção social
Agregar-se para atuar em conjunto reduz o nível da incerteza e dos riscos no enfrentamento das questões pessoais, sociais e políticas.
Ao enfocarmos as redes de proteção social na comunidade, temos de considerar, necessariamente, a presença de redes informais ou primárias, bem como a de redes mais estruturadas ou formais.
Tipos de Redes: Redes Sociais Espontâneas; Redes de Serviços Sóciocomunitários; Redes de Movimentos Sociais; Rede Privada e Redes Setoriais Públicas.
As redes primárias espontâneas
Núcleo familiar ampliado, grupos de vizinhança, padrinhos, amigos íntimos. Baseiam-se na cooperação, afetividade, interdependência e nas obrigações morais de parentesco, de compadrio e de solidariedade
Redes de Serviços Sóciocomunitários
Atende demandas mais coletivas no espaço comunitário. Identificam-se pela relação comunitária solidária, no acolhimento das demandas emergentes na inexistência ou insuficiência das políticas sociais públicas. São uma extensão das redes sociais espontâneas. As redes de serviços sociocomunitários compreendidas como microterritóriais são a creche, a escola, as igrejas, as organizações sociais não governamentais, os grupos organizados e as pequenas iniciativas não formais de proteção.
Redes de Movimentos Sociais
São os movimentos sociais de defesa de direitos, de vigilância e luta por melhores índices de qualidade de vida. São instituintes de novas demandas de justiça; do novo. Caracteriza-se por organizar pessoas atuantes e reivindicativas militantes e participantes em diversos espaços (pastorais, sindicatos, assessorias, ONGs, Conselhos etc.).
Inojosa (1999) identifica como redes de compromisso social identificando o caráter mobilizador da rede:
“A rede de compromisso social é aquela que se tece com a mobilização de pessoas físicas e/ou jurídicas, a partir da percepção de um problema que rompe ou coloca em risco o equilíbrio da sociedade ou as perspectivas de desenvolvimento social”
...