Propriedades Mecânicas Dos Materiais.
Casos: Propriedades Mecânicas Dos Materiais.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Samara.B • 18/8/2014 • 503 Palavras (3 Páginas) • 711 Visualizações
É de obrigação dos engenheiros compreenderem como as várias propriedades mecânicas são medidas e o que essas propriedades representam: elas podem ser necessárias para o projeto de estruturas/componentes materiais predeterminados, a fim de que não ocorram níveis inaceitáveis de deformação e/ou falhas.
Quando um corpo de prova de um material durante um ensaio, por exemplo, de tração, é descarregado, a deformação sofrida durante o carregamento pode desaparecer parcial ou totalmente. A propriedade do material, pela qual ele tende a retornar à forma original é denominada elasticidade.
Linearmente elástico
Não linearmente elástico
Limite de proporcionalidade
Limite de elasticidade
Ocorre quando um pequeno aumento na tensão acima do limite de elasticidade resulta no colapso do material e faz com que ele se deforme permanentemente.
Ponto de escoamento
Deformação plástica
Ponto de escoamento superior
Escoamento inferior
Perfeitamente plástico
É o fenômeno no qual um material endurece devido à deformação plástica. Esse endurecimento dá-se devido ao aumento de discordâncias e imperfeições promovidas pela deformação
Redução da área da seção transversal ("empescoçamento") em um corpo de prova ou outra estrutura metálica sujeita à tração, que ocorre a partir do limite de resistência. A tensão se concentra nessa região, levando à fratura.
Qualquer material que possa ser submetido a grandes deformações antes de sofrer ruptura.Exemplos: aço doce, ouro, cobre e alumínio.
Materiais que exibem pouco ou nenhum escoamento antes da falha.Exemplo :ferro fundido cinzento.
A relação linear entre tensão-deformação pode ser expressa como:
Energia por deformação: é a energia armazenada internamente em todo o seu volume, devido a deformação do material por uma carga externa.
Modulo de Resiliência: Quando a tensão atinge o limite de proporcionalidade o limite de proporcionalidade, a densidade de energia de ativação e denominada módulo de resiliência
Modulo de Tenacidade: O trabalho aplicado em uma unidade de volume de material como força de tração simples, aumentado gradualmente de zero até o valor que ocasiona uma ruptura, é definido como módulo de tenacidade. Ele pode ser calculado como toda a área sob a curva tensão-deformação a partir da origem até a ruptura. A tenacidade de um material representa sua capacidade de absorver energia no intervalo plástico do material.
O alongamento ∆l sempre é acompanhado de um decréscimo de dimensão transversal d da barra. A relação entre a deformação transversal e a deformação longitudinal dentro da região elástica é conhecida por coeficiente de Poisson. O coeficiente de Poisson é adimensional e, para a maioria dos sólidos não-porosos, seu valor encontra se, em geral, entre 1/4 e 1/3. O valor máximo para o coeficiente é 0,5 (coeficiente da borracha) e o seu valor mínimo é zero (coeficiente
...