Resumo Socrates
Dissertações: Resumo Socrates. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vieira.ds • 19/9/2014 • 258 Palavras (2 Páginas) • 256 Visualizações
SOCRATES
Sócrates nasceu por volta do ano 470 a.c, de família humilde, seu Pai escultor e sua Mãe parteira. Dedicou sua vida aos estudos, estudou literatura, música, ginastica, geometria, astronomia, retórica, se dedicou mesmo não havendo qualquer tipo de recompensa, sua vida era percorrida por mistérios.
Ele participava de Assembleias em Atenas, mas não apoiava as normas em sua concepção eram injustas. Seu método era buscado na ironia e na maiêutica. Sócrates não escreveu nada sobre suas ideias, tudo que se sabe sobre ele foi divulgado por Platão e Xenofones.
Sócrates foi bem conhecido na época pelo fato de ter se rebelado contra os sofistas, falava que eles não eram verdadeiros filósofos. Sócrates também ficou bem conhecido por seu único erro fruto de sua ignorância perdendo toda sua origem ética ou filosofia moral. Passaram a o ver como uma ameaça para a sociedade, por fim acabou com seus discípulos que o seguiam todos jovens, sendo acusado por corrupção da juventude, acusação de "impiedade": ele foi acusado de ateísmo e de corromper os jovens com a sua filosofia, Teve sua condenação onde foi obrigado a beber veneno passando o fim de seus dias preso até que o veneno percorresse e o chegasse a hora de sua morte em 399 a. c.
Depuração – Purificar, limpar
Derrogar - Revogar parcialmente uma lei, anular, abolir.
Maiêutica - "Dar a luz (Parto)" intelectual, da procura da verdade no interior do Homem.
Mensurabilidade - Qualidade de mensurável
Mutabilidade - Qualidade do que é mutável, sujeito a mudar.
Notoriedade - Fama, publicidade.
Ócio - Tempo de que se pode dispor; descanso.
REFERENCIAS
• http://jus.com.br/revista/texto/20758/etica-direito-e-justica-socrates-e-platao-contra-os-sofistas
• http://www.antroposmoderno.com/antro-articulo.php?id_articulo=587
...