Resumo economia
Por: Jhennifer Martins • 19/3/2016 • Relatório de pesquisa • 516 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
Nome: Jhennifer de Araújo Martins
Matrícula: 201600558
Resumo de Economia micro e macro – 1º Capítulo
A economia pode ter como definição a ciência que estuda como a sociedade se organiza para produção e distribuição de bens e serviços, para satisfazer as necessidades humanas, porém depende de restrições físicas, provocadas pela escassez ou fatores de produção.
A escassez surge em prol das necessidades humanas, conforme a população vai crescendo, e também a necessidade de melhorias, e as necessidades de evolução tecnológicas.
Caso não houvesse essas necessidades, não haveria o porquê de estudar a economia, ou questões como inflação, desemprego, concentração de rendas etc., pois esses problemas provavelmente não existiriam.
A sociedade, seja ela qual for, tem como obrigação fazer escolhas sobre o que e quanto, como e para quem produzir.
Existem duas formas principais de organização econômica: economia de mercado, e economia planificada (centralizada).
- Economia de mercado: pode ser analisada sem, ou com a interferência do governo (concorrência pura, ou economia mista):
- Concorrência pura: Os produtores e consumidores resolvem seus problemas econômicos sem a intervenção o Governo, isto é, o chamado mecanismo de preços, que resolve os problemas econômicos e promove o equilíbrio nos vários mercados, quando ocorre a escassez de demanda, formam-se estoques nas empresas, para diminuir valores até que estejam satisfatórios, ou quando a escassez de oferta formam-se concorrências entre consumidores, e então os valores tende a aumentar, até atingir um nível de equilíbrio.
Porém existe imperfeiçoes nesse sistema, como a grande simplificação da realidade, os preços nem sempre flutuam livremente, existem falhas no mercado que impossibilitam a alocação de recursos, e o mercado sozinho não promove perfeita distribuição de renda.
Essas críticas justificam a atuação do governo para complementar a iniciativa privada, entretanto muitos mercados comportam-se mais ou menos num sistema de concorrência pura.
- Economia mista: Por pelo menos 100 anos, ao final do século passado, a concorrência pura era predominada, no século XX, quando a força dos sindicatos e monopólios tornaram-se mais presentes, entre outros fatores, a economia tronou-se mais complexa, e n depressão nos anos 30, mostrou que o mercado não garante sozinho que a economia opere com pleno emprego de seus recursos, tendo assim a necessidade de uma atuação mais ativa do setor público nas atividades econômicas.
A atuação do governo tem como objetivo eliminar as chamadas distorções locativas, e promover melhorias no padrão de vida da sociedade.
Ele atua sobre a formação de preços, complementa a iniciativa privada, fornece serviços públicos, entre outros.
- Economia planificada: São uma Agência, ou o Órgão Central de Planejamento que resolve os problemas econômicos, não o mercado, sendo do Estado a propriedade de recursos, sendo dos indivíduos, apenas os meios de sobrevivência.
Uma economia centralizada apresenta ainda algumas características, como: Papel dos preços no processo produtivo, papel dos preços na distribuição do produto e repartição do lucro.
...