Resumo joex de fisica
Por: Debhy Sousa • 29/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.022 Palavras (5 Páginas) • 250 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROEXAE
COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO
ÁREA: TECNOLOGIA E TRABALHO
TÍTULO: VÍDEO-AULAS TEÓRICA E EXPERIMENTAL DE FÍSICA COM PUBLICAÇÃO EM SITE EDUCACIONAL
Paulo Sérgio Feitosa Barroso – Professor Coordenador 1
Vanessa Niely Soares Campos – Bolsista PIBEX 2;
Emmerson Xavier Lima – Aluno voluntário PIBEX 3; .
INTRODUÇÃO
O uso de um site educacional de física é uma forma de auxílio e recurso didático para o ensino de física sendo uma forte ferramenta, pois é uma maneira de despertar o interesse científico-tecnológico dos alunos de acordo com o avanço da tecnologia (SOUZA & SOUZA, 2010). A grande dificuldade relacionada à disciplina física por parte dos alunos do ensino médio leva a busca de soluções viáveis, que tornem o aprendizado mais prazeroso e lúdico, que venha corroborar para a melhoria no processo ensino-aprendizagem dos mesmos (OLIVEIRA et al, 2010). Nesse sentido, a criação e manutenção do site educacional de física visam à consolidação de uma base educacional dos alunos até o ingresso ao nível técnico, superior, entre outros. A realidade da educação pública brasileira não é um dos melhores do mundo, mas em relação ao avanço das tecnologias o Brasil vive um período de pré-adaptação e inserção das mesmas. No maranhão podemos perceber uma razoável adaptação, mas ainda precisa caminhar mais para o avanço. Percebemos a carência em termos da qualidade, sejam pela falta de estímulo dos professores devido às condições de trabalho, seja pela dificuldade no aprendizado dos alunos. Portanto, o site educacional de física objetiva derrubar estas barreiras, inovando e ajudando os estudantes do último ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio das escolas, principalmente da rede publica do município de São Luís - MA, pois ele estará disponível para todos os alunos que queiram desfrutar e complementar o seu ensino de física.
METODOLOGIA
Nesta primeira etapa do projeto, foi realizada uma coleta de dados que permitiram avaliarem as principais deficiências do ensino de física, através das revistas como Física na Escola, Revista Brasileira do Ensino de Física, Caderno Brasileiros de Ensino de Física plotando-se um gráfico informando-as; logo após, feito um levantamento das pesquisas bibliográficas sobre a viabilidade de sites pagos ou gratuitos e quais ferramentas, opções e links que serão disponibilizadas no site. Na segunda etapa do projeto, aprimoraram-se os roteiros das aulas de física, realizado pelo projeto anterior, para ser incluso no site e avaliaram-se as vídeo-aulas mais viáveis para serem inseridas no site. A terceira etapa criou-se e manteve o site, com atualizações, notícia sobre física etc; e após foi realizado pesquisa de campo em escolas públicas do município de São Luís - MA para levantar dados estatísticos sobre a opinião dos alunos e professores da proposta de criação de um site educacional de física e divulgou-se o material para comunidade em geral.
RESULTADOS E CONCLUSÕES
Através do projeto anterior, constatamos as principais deficiências do ensino de física, que são laboratório de física (aulas experimentais), metodologia do professor, Tecnologias da Comunicação e Informação (TCIs), com essas palavras-chave, conseguimos plotar o gráfico 1, por meio das revistas: Física na Escola (FE), Revista Brasileira do Ensino de Física (RBEF), Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) ao quais trazem soluções para esses problemas em questão a quantidade de artigos no período de 2012 até 2015.
[pic 3]
Gráfico 1: Soluções para as principais deficiências do Ensino de Física
Em seguida, realizamos pesquisa bibliográfica sobre a viabilidade de sites pagos ou gratuitos e quais ferramentas, opções e links que serão disponibilizadas no site. Com essas pesquisas, conseguimos encontrar um servidor de site gratuito chamado de Webnode, ao qual fizemos um pré-teste do site educacional intitulado: vídeo-aulas de física com o link: http://video-aulas-de-fisica.webnode.com, mas ele não possuía as ferramentas necessárias para torna-lo educacional, como inserir as vídeo-aulas, não continha essa opção. Veja as fotos do pré-teste (site): [pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
...