Física E Mecânica Resumo
Artigo: Física E Mecânica Resumo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: otakuctn • 1/3/2014 • 472 Palavras (2 Páginas) • 428 Visualizações
A Mecânica é a área da Física que estuda o movimento (também conhecida como Mecânica Clássica ou Mecânica de Newton, assim chamada em honra a Isaac Newton, que fez contribuições fundamentais para a teoria) é a parte da Física que analisa os movimentos, as variações de energia e as forças que atuam sobre um corpo. No ensino de física, a mecânica clássica geralmente é a primeira área da física a ser lecionada.
É dividida em três partes fundamentais:
1. Cinemática
A Cinemática é o ramo da Mecânica, que estuda o movimento sem preocupação com as causas e efeitos do mesmo.
Os dois principais elementos neste estudo são o observador e o referencial a ser escolhido. A escolha do referencial é muito importante para a boa resolução dos problemas e o observador deve estar em um ponto fixo deste referencial.
Neste capítulo será visto principalmente o movimento retilíneo.
O movimento retilíneo é a forma mais simples de deslocamento, visto que os movimentos são ao longo de uma reta, quer seja horizontal, movimento de um carro, quer seja vertical, queda ou lançamento de um objeto. Como tudo ocorre em uma única dimensão pode-se dispensar o tratamento vetorial mais rebuscado e tratarmos em termos de grandezas escalares, com o devido cuidado de analisar os sentidos de velocidades e as mudanças de sinais que são freqüentes quando redefinimos o eixo de referência.
Estudaremos o movimento uniforme, uniformemente variado, lançamento vertical e uma composição de movimento vertical com o horizontal chamado de lançamento de projétil.
2. Dinâmica
Em física, a dinâmica é um ramo da mecânica que estuda as relações entre as forças e os movimentos que são produzidos por estas.
A princípio Galileu começou o estudo e observação desta área. Porém, Isaac Newton foi quem enunciou os seus princípios fundamentais.
3. Estática
A estática é a parte da física que estuda sistemas sob ação de forças que se equilibram.
De acordo com a segunda lei de Newton, a aceleração destes sistemas é nula.
De acordo com a primeira lei de Newton, todas as partes de um sistema em equilíbrio também estão em equilíbrio. Este facto permite determinar as forças internas de um corpo a partir do valor das forças externas.
De acordo com a terceira lei de Newton, as forças entre dois corpos tem mesmo módulo e direções contrárias. Este facto permite isolar partes do sistema, e verificar as forças internas do sistema, tratando-as como forças entre dois corpos.
Estática
• Equilíbrio: Fr = 0
• Fr no mesmo sentido e direção: Fr = F1 + F2
• Fr mesmo sentido e direção opostas: Fr = F1 − F2
• Forças perpendiculares:
• Decomposição de forças:
A Mecânica divide-se ainda em vários ramos, conforme o estado físico dos corpos a que se aplicam forças.
...