Resíduos Industriais
Artigo: Resíduos Industriais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lauraateles • 16/6/2014 • 1.124 Palavras (5 Páginas) • 257 Visualizações
Introdução
As características dos resíduos em geral, depende de vários fatores, como de onde e como foi gerado e a sua composição química. São classificados da seguinte maneira:
Quanto ás características físicas:
• Seco: papéis, metais, isopor, vidros, madeiras, tecidos, lâmpadas e entre outros.
• Molhado: restos de comida, cascas de frutas e verduras e entre outros.
Quanto á composição química:
• Orgânico: é composto por cabelos, alimentos estragados, podas de jardim, cascas de frutas e legumes e etc.
• Inorgânico: composto por produtos manufaturados como plásticos, borrachas, isopor, lâmpadas, velas e entre outros.
Quanto á origem:
• Domiciliar: originado da vida diária das residências, constituído por restos de alimentos, produtos deteriorados, embalagens em geral e pode também conter alguns resíduos tóxicos.
• Comercial: originado dos diversos estabelecimentos comerciais e de serviços, tais como supermercados, bares, restaurantes e etc.
• Agrícola: embalagens de adubos, defensivos agrícolas, restos de colheita, etc. O lixo proveniente de pesticidas é considerado tóxico e necessita de tratamento especial.
• Industrial: originado nas atividades dos diversos ramos da indústria, tais como: o metalúrgico, o químico, o petroquímico, o de papelaria, da indústria alimentícia, etc. O lixo industrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas. Nesta categoria, inclui-se grande quantidade de lixo tóxico. Esse tipo de lixo necessita de tratamento especial pelo seu potencial de envenenamento.
Os resíduos, também pode ser separados em classes:
“Resíduos Classe I” – Perigosos: Inclui os resíduos sólidos ou mistura de resíduos que, em função de suas características de ser inflamável, corrosivo, tóxico e patogênico , podem apresentar a riscos a saúde publica, provocando ou contribuindo para um aumento de mortalidade ou incidência de doenças e/ou apresentar efeitos adversos ao meio ambiente, quando manuseados ou dispostos de forma inadequada.
“Resíduos Classe II” – Não-perigosos:
Não Inertes: São classificados como resíduos não inertes os resíduos sólidos ou mistura de resíduos sólidos que não se enquadram na Classe I – perigosos. Estes resíduos podem ter prioridades tais como: combustibilidade, biodegrabilidade ou solubilidade em água.
Inertes: Contempla os resíduos sólidos ou mistura de resíduos sólidos que, submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou desionizada à temperatura ambiente (Norma NBR 10006 – Solubilização de Resíduos – Procedimento) não tenham nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água executando-se aspectos, cor, turbidez, dureza e sabor. Como exemplo destes materiais, pode-se destacar: rochas, tijolos, vidros e certos tipos de borrachas e plásticos.
Os resíduos são produzidos em absolutamente todos os estágios das atividades humanas, e junto com eles surge a preocupação de onde descarta-los corretamente. Os resíduos tóxicos, são os mais preocupantes, pois quando é incorretamente gerenciado, torna-se extremamente perigoso ao meio ambiente e até mesmo para a população ao redor. Esses resíduos, são oriundas de industrias.
Desenvolvimento
Os resíduos industriais são aqueles que provém de processos industriais.No resíduo industrial estão incluídosos produtos químicos, metais, solventes químicos que podem ameaçar a saúde do meio ambiente e dos seres que nele vivem. Os resíduos sólidos, geralmente são amontoados e enterredos, os gases são lançados no ar e os líquidos são despejados em rios e mares.
NA FORMA SÓLIDA
NA FORMA GASOSA
NA FORMA LÍQUIDA
VALE
A empresa brasileira Vale é uma das maiores produtoras de matérias-primas em âmbito mundial e era a segunda maior do mundo em metais e mineração.
A Vale foi eleita em 2012 com a média de 25 mil votos a maior industriais poluentes na premiação Public Eye, organizado pela ONG Suíça.
Apesar de ter anunciado em 2008 a sua intenção em reduzir suas emissões de dióxido de carbono, a Vale emitiu – de acordo com seus próprios valores – 20 milhões de toneladas de CO2 em 2010, um aumento significativo se comparado aos 15 milhões de toneladas emitidas em 2007. Segundo o estudo da CPD, a Vale emitiu, sozinha, quase 500 toneladas métricas de CO2 na atmosfera, nos últimos quatro anos. A mineradora ficou em penúltimo lugar entre as dez empresas do setor de materiais.
A Vale tem enfrentado críticas pesadas pelos altos níveis de poluição nesta unidade, que aumentou as emissões de dióxido de carbono do Rio de Janeiro em 76%.
Como consequência, os resíduos da Vale contribuiu com as mudanças climáticas através de suas atividades de mineração.
Como tratar os resíduos
O primeiro passo para estruturar um plano de gestão de resíduos adequado é fazer a classificação dos resíduos industriais
...