Rio de Janeiro: civilização brasileira Editora 2002
Resenha: Rio de Janeiro: civilização brasileira Editora 2002. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karinapolicario • 18/3/2014 • Resenha • 211 Palavras (1 Páginas) • 373 Visualizações
ALUNA: JOSI NUNES
ATIVIDADE : TRABALHO
Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2002
RESUMO
O livro o “fiador dos brasileiros”, é um projeto originado da tese de doutorado da historiadora Keila Grinberg em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
A partir da localização dos 400 processos que foram à segunda estância, na segunda metade do século XIX, nos arquivos do Tribunal da Relação no Arquivo Nacional, a autora pôde conhecer uma personagem fascinante da historia do Brasil: Antonio Pereira Rebouças (1789-1880)
Este mulato, nascido em Maragogipe, no Recôncavo Baiano, caçula entre os nove filhos de um alfaiate português e de uma negra liberta, ocupou relevantes cargos políticos – foi várias vezes deputado provincial nas décadas de 1830 e 1840 – e transformou-se em um dos mais respeitados advogados do Império, tudo isso em plena vigência do regime de escravidão no país. Este personagem paradoxal e sua trajetória política e de vida, será o fio condutor, para a análise do livro de Keila Grinberg, sobre as relações entre direito civil, cidadania, liberdade, propiedade, liberalismo e escravidão no Brasil oitocentista.
O texto revela que a história de Rebouças e as atitudes que tomou ao longo da vida sintetizam as contradições do Brasil oitocentista, revelando o mundo dos advogados desse período, seu universo jurídico e político, associados às idéias
...