Risc E Cisc
Pesquisas Acadêmicas: Risc E Cisc. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pantaleao8 • 13/4/2014 • 713 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
O que é RISC?
Processadores de Conjunto Reduzido de Instruções Computacionais ('Reduced Instruction Set Computing' ou, abreviadamente RISC) são muito mais velozes do que os processadores comuns (CISC). O termo 'Conjunto Reduzido de Instruções' refere-se ao número de ciclos de clock que o processador leva para selecionar uma instrução. Processadores comuns levam vários ciclos de clock para selecionar uma única instrução. Um chip RISC, por outro lado, pode selecionar e executar uma instrução a cada ciclo de clock.
RISC: Princípio de Processamento
As funções de comando criadas em um processador RISC consistem de muitas instruções pequenas e individuais, que realizam apenas uma única tarefa. O software aplicativo, que precisa ser recompilado especialmente para um processador RISC, realiza a tarefa de informar ao processador qual a combinação de seus comandos menores deve ser executada para completar uma operação maior.
Todos os comandos RISC são do mesmo tamanho, e há somente uma maneira de carregá-los e armazená-los. Além disto, uma vez que cada comando já está na forma de microcódigo, os processadores RISC não precisam de um passo extra para passar as instruções que eles recebem através de uma unidade que transforme os comandos complexos em microcódigos mais simples. Como resultado destas diferenças, os comandos RISC são carregados muito mais rapidamente que os comandos CISC.
Durante a compilação de software especificamente para um chip RISC, o compilador determina quais comandos não vão depender dos resultados de outros. Como estes comandos não têm de esperar por outros comandos, o processador pode executar simultaneamente até 10 comandos em paralelo.
Como o processador RISC está trabalhando com comandos mais simples, seu conjunto de circuitos também pode ser mais simples, Os comandos RISC passam por um número menor de transistores em circuitos mais curtos, desta forma os comandos são executados mais rapidamente. O resultado é que os processadores RISC geralmente necessitam apenas de um ciclo do relógio da CPU por instrução. O número de ciclos necessários para completar uma operação inteira depende do número de pequenos comandos que constituem essa operação. Em uma operação comparável, o tempo necessário para interpretar e executar as instruções RISC é bem menor que o tempo para se carregar e decifrar um comando CISC complexo e então executar cada um de seus componentes.
Arquitetura CISC ( Complex Instruction Set Computer )
O padrão de arquitetura CISC, utiliza-se de comando com grande números de pequenas instruções, para executar uma simples operação, é capaz de executar varias instruções complexas, sendo bastante versátil. Dispunham de um numero menor de registros, e consequentemente, uma organização diferente que suportasse diversos mecanismos de memória de forma eficiente. Uma das conseqüências do fato das arquiteturas CISC disporem de um menor número de registros é a alocação das variáveis escalares, em regra, a posições de memória, enquanto que nas arquiteturas RISC, a regra era a alocação a registros. Atendendo ao modelo de programação estruturada tão em voga nos anos 70, ao fato da maioria
...